Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
7

Casal luso-germânico cria dicionário visual

Ensina português e alemão.
8 de Novembro de 2015 às 10:13
O 'Alemês', termo que surgiu da fusão entre as palavras português e alemão, é um projeto a quatro mãos
O 'Alemês', termo que surgiu da fusão entre as palavras português e alemão, é um projeto a quatro mãos FOTO: Lusa

Pedro Lourenço e Moni Eckey, um casal luso-alemão que vive em Berlim, criaram um dicionário visual 'online' para aprendizagem das línguas alemã e portuguesa através de ilustrações que ajudam à fácil e rápida memorização do vocabulário. 


"Nunca tive muito tempo para aprender alemão. A Moni, que é ilustradora, lembrou-se que seria engraçado desenhar os objetos e escrever a palavra ao lado em alemão para eu pudesse aprender mais rapidamente. Depois começamos a pôr em português e inglês para que ela pudesse aprender também. Mais tarde, começamos a publicar no Facebook", explicou Pedro Lourenço em Berlim, onde reside desde 2012. 


O 'Alemês', termo que surgiu da fusão entre as palavras português e alemão, é um projeto a quatro mãos divulgado nas redes sociais com desenhos que ilustram palavras, expressões e conceitos em três línguas mas o casal pretende publicar as ilustrações em livro.


Ilustrações e esboços
"Gostávamos de fazer um livro mas ainda não temos material suficiente. Temos 37 ilustrações e alguns esboços que ainda estão a ser trabalhados. Levo cerca de uma hora e meia para terminar cada ilustração. Precisamos de pelo menos 100", resumiu a ilustradora e designer.


A escolha das palavras é feita com base no dia-a-dia do casal e Moni referiu que "as melhores ilustrações são aquelas que surgem em situações engraçadas", como o "chulé", adicionou Pedro, que trabalha numa agência de publicidade em Berlim.


Com a chegada do primeiro filho há cerca de dois meses, Pedro e Moni têm começado a desenvolver outro tipo de vocabulário como "careca", "cesariana" ou "chucha".  

Pedro Lourenço Moni Eckey dicionário visual
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)