Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
3

Casamentos homossexuais estão a diminuir

Os casamentos homossexuais estão a diminuir, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), que registaram 580 uniões entre Junho de 2010 e Dezembro do ano passado, sendo a maioria dos noivos homens.
4 de Junho de 2012 às 17:36
Homens casam mais do que as mulheres
Homens casam mais do que as mulheres FOTO: Reuters

O casamento entre pessoas do mesmo sexo é possível em Portugal desde 06 de Junho de 2010. Logo após a entrada em vigor da nova legislação, "houve uma corrida ao casamento", contou à Lusa João Paulo, da Portugalgay.pt.

"Havia muitos casais que estavam juntos há muitos anos e já não acreditavam que algum dia iriam viver esta mudança e, por isso, quando passou a ser permitido o casamento em Portugal, casaram-se", explicou João Paulo.

De acordo com os dados do INE, nos últimos sete meses de 2010 realizaram-se 266 casamentos: 177 entre gays e 89 entre lésbicas. Já durante o ano passado, registaram-se 324 cerimónias, sendo que mais de metade das uniões foram entre homens: 442 noivos eram gays e 206 eram lésbicas.

Em termos percentuais regista-se uma ligeira diminuição de casamentos. Em 2010 celebraram-se, em media, mais de um por dia (266 casamentos em 208 dias), enquanto em 2011, a média ficou-se nos 0,8 casamentos diários (324 casamentos em 365 dias).


A diminuição de uniões também se registou entre pessoas de sexo oposto: em 2010 realizaram-se 39.727 casamentos, enquanto no ano passado o número desceu para 35.711. Ou seja, quase menos quatro mil.

João Paulo recorda que, além da parte simbólica, o casamento entre pessoas do mesmo sexo veio trazer segurança ao casal em caso de morte ou doença, uma vez que o companheiro "passa a ter direitos de acesso e decisão nos hospitais" e a ter direito aos bens em caso de morte.

No entanto, em algumas regiões do país os casamentos entre pessoas do mesmo sexo são ainda residuais. O Alentejo, por exemplo, é a zona com menos casamentos, não havendo sequer registo de uniões entre lésbicas em 2011. Desde a entrada em vigor da lei, casaram-se 24 pessoas no Alentejo: 9 uniões gays e três lésbicas.

Mais de metade dos homossexuais escolhe Lisboa para casar: no ano passado, registaram-se 182 dos 324 casamentos e, no ano anterior, 138 dos 266 casamentos entre pessoas do mesmo sexo foram na região de Lisboa.

casamentos homossexuais uniões gays lésbicas
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)