Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
4

Caso de sarampo registado em Lisboa

Homem em idade adulta adoeceu após ter estado no Norte.
João Saramago 28 de Março de 2018 às 01:30
Hospital de Santa Maria, em Lisboa
Hospital de Santa Maria
Santa Maria
Hospital de Santa Maria, em Lisboa
Hospital de Santa Maria
Santa Maria
Hospital de Santa Maria, em Lisboa
Hospital de Santa Maria
Santa Maria
Há um caso de sarampo confirmado no Hospital de Santa Maria, em Lisboa. O doente é um homem em idade adulta que antes de apresentar os sintomas esteve no Norte do País, avançou ao Correio da Manhã o Delegado de Saúde Regional de Lisboa e Vale do Tejo, Mário Durval.

Está ainda por apurar se o primeiro caso da doença registado na capital está relacionado com o surto que afeta o Norte. O surto de sarampo atingiu, entre 11 de fevereiro e 21 de março, 70 pessoas: 69 no Norte e uma em Pombal. Destas, 58 ficaram entretanto curadas, avançou ontem a Direção-Geral da Saúde.

No surto, em que a maior parte dos doentes foi infetado pelo vírus no Hospital de Santo António, no Porto, há 34 casos que permanecem em investigação e 163 casos em que o diagnóstico não se confirmou.

No último balanço, é referido que entre os casos confirmados há 61 (87 por cento) que dizem respeito a profissionais de saúde. Um outro dado avançado é que 16 dos doentes (23 por cento) não estavam vacinados ou que tinham o esquema vacinal incompleto.

Avançam ainda os dados da Direção-Geral da Saúde que todos os infetados têm mais de 20 anos e que a maior parte, ou seja, 41 casos (59 por cento), são jovens com menos de 30 anos.

O foco da doença, que teve origem no Porto, resultou de um doente que deu entrada no Hospital de Santo António e que tinha sido infetado em França.

Desde novembro do ano passado, as autoridades francesas reportaram 1077 casos, um dos quais mortal.
Ver comentários