Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
8

Casos positivos de Covid-19 em várias escolas

Ocorrência de vários casos positivos de Covid-19 entre alunos e funcionários provoca condicionamentos no ensino.
João Saramago 22 de Setembro de 2020 às 08:16
Em Rio de Mouro, no concelho de Sintra, três irmãos testaram positivo, o que obrigou a que duas turmas da Escola Secundária de Leal da Câmara tenham sido colocadas sob quarentena.
Em Rio de Mouro, no concelho de Sintra, três irmãos testaram positivo, o que obrigou a que duas turmas da Escola Secundária de Leal da Câmara tenham sido colocadas sob quarentena. FOTO: CMTV
A ocorrência de vários casos positivos de Covid-19 entre alunos e funcionários provoca condicionamentos no ensino. Em Lisboa, uma funcionária testou positivo ao Covid-19 e houve necessidade de colocar de quarentena três outras funcionárias na Escola Básica 1/Jardim de Infância, nas Laranjeiras, que ontem fechou o 1º ciclo. A escola reabre hoje.

Por sua vez, em Rio de Mouro, no concelho de Sintra, três irmãos testaram positivo, o que obrigou a que duas turmas da Escola Secundária de Leal da Câmara tenham sido colocadas sob quarentena.

Também a direção do Agrupamento de Escolas D. Dinis, em Leiria, revelou que um dos alunos da escola-sede testou positivo. Um número indeterminado de estudantes, que manteve contacto com o infetado, foi colocado em isolamento.

No Marco de Canaveses, dezoito crianças e duas funcionárias de um jardim-de-infância de Alpendurada estão em isolamento e a realizar testes à covid-19, depois de uma educadora ter testado positivo. Por precaução a Junta de Freguesia decidiu realizar testes a todos os alunos, educadoras e funcionárias do jardim de infância.

Ontem, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, classificou o arranque do ano letivo como positivo, sublinhando que as escolas onde a atividade letiva foi suspensa se deveram a falta de funcionários e não ao risco de propagação da Covid-19. O regresso correu “bastante bem”, disse.

Entretanto, a Câmara do Cartaxo tem em curso a contratação de mais 44 assistentes operacionais tendo em conta as “novas rotinas de limpeza, higienização e vigilância” dos alunos impostos pela Covid-19, justifica a autarquia.

Casos positivos param infantários
O Centro Social Bonitos de Amorim, Póvoa de Varzim, suspende até dia 30 toda a atividade - incluindo centro de dia e creche - após terem sido detetados 13 casos positivos.

Já em Lourosa, na Feira, a EB1/JI Fonte Seca fechou, ontem, por causa de um caso de infeção de uma educadora. O ensino básico retoma hoje, mas o jardim de infância fica encerrado por falta de funcionários, isolados.
Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Ver comentários