O regresso em força do bom tempo, com a subida da temperatura para segunda e terça-feira, chegando aos 30 graus em alguns locais do litoral, leva a Autoridade Marítima Nacional a manter o reforço de vigilância das praias sem nadadores-salvadores, onde a época balnear ainda não abriu.
Segundo explicou ao
CM o comandante Pedro Coelho Dias, este reforço vai ser efetivado através da Polícia Marítima em terra e do Instituto de Socorros a Náufragos na água. "Mantemos o dispositivo de Fuzileiros da Marinha em apoio às estações salva-vidas, numa vertente de prevenção e aconselhamento dos banhistas", disse.
Esses Fuzileiros - quatro nas praias da Costa da Caparica, quatro em Sintra e Ericeira, e dois na Nazaré - foram mobilizados no dia 4, após quatro mortes e um desaparecimento no mar nos dias anteriores.
"Alerta-se os banhistas para que não se exponham a riscos e tenham em atenção que os gradientes das praias são ainda elevados [a inclinação faz as ondas rebentarem em cima do areal] e existem muitos fundões que provocam agueiros, que arrastam as pessoas para o mar e para longe das praias. O próprio mar está instável e sem a calmia de verão", afirmou Coelho Dias.
Na Caparica já abriram quatro concessões de praia, sendo as únicas naquela zona com nadadores-salvadores. Cascais também já está na época balnear.