Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
4

Cem crianças foram assistidas

As autoridades sanitárias revelaram ontem que os sintomas das mais de cem crianças assistidas na última semana no Hospital das Caldas da Rainha, com vómitos e cólicas, "indiciam tratar-se de um surto de gastrenterite aguda, de provável origem viral e com transmissão por via fecal-oral e/ou pessoa a pessoa", por exemplo, com as mãos mal lavadas.
27 de Setembro de 2008 às 00:30
As crianças queixavam-se de cólicas, tinham vómitos e tiveram de receber assistência médica
As crianças queixavam-se de cólicas, tinham vómitos e tiveram de receber assistência médica FOTO: Carlos Barroso

Na sequência do surto ocorrido em estabelecimentos escolares do concelho, o Serviço de Autoridade da Saúde e a ARS-Centro estão a realizar análises microbiológicas e químicas de água de consumo humano, alimentos, produtos biológicos de doentes e um rastreio aos funcionários. "Os sintomas têm início nas primeiras 48 horas após a contaminação, tratando-se de uma situação de elevada contagiosidade com fácil propagação, sobretudo em crianças", referiu o Serviço de Saúde Pública (SSP) das Caldas da Rainha, adiantando que "nos casos conhecidos a doença é breve e não apresenta gravidade".

Num comunicado dirigido à população, o SSP salienta que, apesar de os estabelecimentos escolares e de a maioria dos lares de idosos do concelho apresentarem boas condições de funcionamento, as medidas preventivas de higiene, limpeza e desinfecção, deverão ser aplicadas com rigor.

DETALHES

Sintomas

Mal-estar significativo com vómitos, cólicas abdominais e, por vezes, diarreia foram os sintomas nas crianças.

Recuperação

Para evitar a desidratação, as pessoas afectadas devem ingerir bastantes líquidos. A maioria recupera ao fim de dois ou três dias.

Cuidados a ter

Lavar as mãos com frequência, em especial após a utilização da retrete e antes de ingerir ou de preparar alimentos.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)