Centenas de pessoas ficaram retidas, esta segunda-feira, no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, devido ao sistema de passaportes eletrónicos estar avariado.
A avaria afetou todos os voos para fora da União Europeia.
O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) esclarece que foram detetados problemas no controlo eletrónico de fronteira (e-gates), esta segunda-feira, entre as 10h30 e as 15h30, no Aeroporto de Lisboa, não tendo o tempo máximo de espera dos passageiros nacionais de países terceiros, ultrapassado os 45 minutos, em linha aliás com os parâmetros normais de processamento.
Durante este período, o SEF manteve todas as posições de controlo de fronteira manual abertas, quer nas entradas quer nas saídas, totalizando um total de cerca de 13 mil passageiros controlados, encontrando-se já o problema ultrapassado.
Assim que foi detetada a avaria, foram deslocados para o local elementos da Visionbox, empresa que desenvolve o software das e-gates, e uma equipa do Gabinete de Sistemas de Informação do SEF.
Recorde-se que as e-gates permitem o controlo eletrónico de fronteira a nacionais de países terceiros com uma forte expressão em termos de fluxo de passageiros e que não representam um risco migratório ou de segurança, como o Reino Unido, Estados Unidos da América, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Singapura e Japão, permitindo o processamento de 2.548.705 passageiros destas nacionalidades nos cinco aeroportos nacionais, desde 01 de janeiro de 2022.