Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
7

Centenas em protesto contra caos em escola

Falhas nos horários, aulas sobrepostas e má distribuição de salas revoltam alunos.
Raquel Machado 29 de Setembro de 2016 às 17:02
Manifestação à porta da Escola Artística Soares dos Reis contra a atual Comissão Administrativa Provisória
Manifestação à porta da Escola Artística Soares dos Reis contra a atual Comissão Administrativa Provisória FOTO: Direitos Reservados
Centenas de pessoas concentraram-se, na manhã desta quarta-feira, à porta da Escola Artística Soares dos Reis, no Porto, em protesto contra a direção do estabelecimento de ensino. Alunos, professores e elementos da associação de pais mostraram o seu desagrado em relação aos novos horários, que consideram apresentar falhas graves na sua estrutura.

Duas semanas após o início do ano letivo, a Comissão Administrativa Provisória (CAP) terá decidido alterar o plano de aulas, sem avisar previamente a comunidade estudantil e o corpo docente. Segundo a Associação de Estudantes, os horários terão sido enviados por email, na terça-feira à noite - situação que deixou os alunos surpreendidos.

Além das falhas na distribuição de salas, o plano apresentava sobreposição de aulas e os estudantes viram-se confrontados com a atribuição de novos professores, em disciplinas que já tinham docentes destacados para lecionar.

O protesto mereceu a atenção do Ministério da Educação (ME), que disse estar a investigar o caso. "Estamos a apurar se houve deficiente comunicação com os alunos relativamente às soluções encontradas pela escola", revelou, em comunicado, o ME. "Mas a escola já informou que o problema está agora praticamente resolvido", acrescenta.

Com o intuito de denunciar os erros que assinalaram o arranque o ano letivo, os alunos uniram-se ao corpo docente e mostraram o seu desagrado. Exigiam explicações satisfatórias ao CAP.

O Correio da Manhã tentou contactar a Comissão Administrativa Provisória, que remeteu qualquer tipo de esclarecimento para hoje.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)