Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
1

Centenas a cavalo da Moita ao Alentejo

Chegada a Viana do Alentejo está marcada para sábado.
Sofia Piçarra 21 de Abril de 2016 às 08:32
Romaria a cavalo transporta imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem
Romaria a cavalo transporta imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem FOTO: Rui Minderico
Partem movidos pela fé, mas também pelo amor aos animais. Cerca de 300 romeiros vindos de vários pontos do País partiram esta quarta-feira da Igreja da Nossa Senhora da Boa Viagem, na Moita, para a 16ª Romaria a Cavalo Moita-Viana do Alentejo.

Cerca de 150 quilómetros separam as duas localidades, e a distância vai ser percorrida até sábado. O cortejo, que leva a imagem da padroeira da Moita, receberá mais participantes pelo caminho e à chegada são esperados mais de 600 cavalos. "Isto é a recriação de uma tradição de séculos, em que os lavradores desta região iam levar os animais à bênção da Nossa Senhora de Aires, a Viana do Alentejo", disse ao CM Rui Garcia, presidente da Câmara da Moita.


José Manuel Costa acompanha a romaria desde a primeira vez que a tradição foi recuperada. Desta vez leva o cavalo ‘Il Gato Bravo’: "Sou da Moita e devoto da Nª Srª da Boa Viagem. Vamos aproveitar o aspeto religioso e o lúdico. Fazer uma viagem de 150 quilómetros pelo campo nesta altura do ano é maravilhoso", disse, frisando que "a parte mais dura é amanhã, já começa a cansar, mas o mais saboroso é chegar". O percurso é pela antiga Canada Real, conhecida como ‘estrada dos espanhóis’. A romaria chega sábado a Viana do Alentejo, onde é recebida pela população e pela imagem de Nª Srª de Aires, com uma cerimónia religiosa.

Igreja da Nossa Senhora da Boa Viagem Cavalo Moita Viana do Alentejo Rui Garcia José Manuel Costa Il Gato Bravo
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)