Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
6

Centro de saúde abre ao domingo

Unidade de Monte Abraão serve os 350 mil utentes do concelho.
Bernardo Esteves 9 de Janeiro de 2017 às 08:45
Centro de saúde de Belas/Monte Abraão abre ao domingo, das 10h às 18h00
Centro de saúde de Belas/Monte Abraão abre ao domingo, das 10h às 18h00 FOTO: Sérgio Lemos
O Centro de Saúde de Belas/Monte Abraão funciona, desde ontem, também ao domingo, das 10h00 às 18h00, no âmbito do plano de contingência de inverno que levou ao alargamento de horários em unidades por todo o País. Neste caso, o objetivo é ajudar a descongestionar as Urgências do Hospital Amadora-Sintra.

"Já tínhamos alargado o atendimento complementar nos dias úteis e ao sábado, mas esta é a primeira unidade aberta ao domingo", disse ao CM Maria João Barrau, presidente do Conselho Clínico do Agrupamento de Centros de Saúde de Sintra.

Esta unidade passa a servir ao domingo todos os utentes do concelho de Sintra, cerca de 350 mil pessoas. No dia de abertura, entre as 10h00 e as 14h00 foram atendidas 42 pessoas.

O atendimento complementar já tinha sido prolongado nos dias úteis, para o período das 20h00 às 24 horas, nesta unidade e também nas de Agualva e do Algueirão. Estas três unidades, juntamente com a de Rio de Mouro e a de Sintra, passaram também a funcionar aos sábados, das 09h00 às 14h00.

Segundo Maria João Barrau, em dezembro, o ACES de Sintra realizou cerca de 3300 consultas no período de atendimento complementar. A responsável afirma que o alargamento dos períodos de atendimento vai durar "até março" e nessa altura haverá "uma reavaliação".

O Hospital Amadora-Sintra tem sido muito afetado pela epidemia de gripe. Nas últimas semanas, o Centro de Orientação de Doentes Urgentes deixou mesmo de enviar doentes para o hospital. A expectativa é que, com esta decisão, a situação normalize. Os utentes devem sempre contactar primeiro a Linha de Saúde 24.

"A linha dá indicação para autocuidados ou encaminha para unidades de saúde, enviando para estas a informação sobre o doente", disse Maria João Barrau.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)