page view
Imagem promocional da micronovela
MICRONOVELA

Pandora O poder não se mostra. Usa-se.

Cerca de 45 mil pombos-correio vão hoje sobrevoar a Península Ibérica

Pombos partiram de Portugal na quinta-feira, rumo a Lliria, na província de Valência, no leste de Espanha.

16 de maio de 2026 às 07:32

Cerca de 45 mil pombos-correios vão atravessar este sábado os céus da Península Ibérica, para a Prova Nacional de Fundo Valência 2026.

Os pombos-correios irão percorrer distâncias próximas dos 700 quilómetros, numa "demonstração de resistência, orientação e capacidade desportiva", disse este sábado a Federação Portuguesa de Columbofilia (FPC).

Num comunicado, a FPC disse que a competição mobilizou milhares de columbófilos de associações distritais, clubes e columbófilos de vários pontos de Portugal.

Os pombos partiram de Portugal na quinta-feira, rumo a Lliria, na província de Valência, no leste de Espanha, em 12 camiões TIR "especialmente preparados para garantir o bem-estar, alimentação (...) e segurança dos pombos-correio", disse a federação.

Após serem soltos, os pombos iniciarão o regresso aos pombais em Portugal, num percurso que poderá prolongar-se por várias horas, dependendo das condições atmosféricas.

A FPC irá acompanhar a prova através de uma emissão especial em direto, na rede social Facebook e na plataforma Youtube, ao longo da tarde deste sábado , com entrevistas, comentários, convidados e acompanhamento das primeiras chegadas, realizada a partir do pombal da equipa Sol Nascente, em Alcochete.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Boa Tarde

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8