Cerca de 3 mil pessoas manifestaram-se este sábado em Lisboa contra a gestão da pandemia e por uma maior liberdade individual, protesto que se repetiu noutras cidades europeias.
A grande maioria dos manifestantes não usou máscara nem manteve distância de segurança. Viram-se cartazes com mensagens como: ‘Devolvam a liberdade’, ‘deixem as crianças viver’, ‘Costa, Marcelo e DGS: vemo-nos em Nuremberga’, ‘o vírus são os media’ e ‘Covid-1984’. O protesto começou no parque Eduardo VII e desceu pela avenida da Liberdade, terminando no Rossio, os participantes proferiram discursos a criticar as restrições impostas, tendo sido também lembradas as vítimas não Covid. Durante mais de três horas de protesto entoou-se o hino nacional e temas como ‘Grândola, Vila Morena’, de Zeca Afonso.
A manifestação foi organizada através da internet, tendo a Polícia de Segurança Pública mobilizado um contingente para a vigilância. Não houve incidentes a registar, tendo sido levantados autos de ocorrência por consumo de álcool na rua.