Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
5

Cerveja faz bem e não engorda, revela estudo

Investigadores acreditam que o efeito benéfico da bebida poderá estar ligado com os polifenóis.
Paulo Fonte(paulofonte@cmjornal.pt) 5 de Julho de 2022 às 08:27
A carregar o vídeo ...
Cerveja faz bem e não engorda, revela estudo
Investigadores do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (Cintesis), no Porto, concluíram que “beber cerveja faz bem à microbiota intestinal”, fator que tem sido associado à prevenção de doenças crónicas como a obesidade, a diabetes, e cardiovasculares.

No decorrer do estudo, a equipa liderada pelos investigadores Ana Faria e Conceição Calhau recrutou homens saudáveis, entre os 23 e os 58 anos, para participarem num ensaio, ao longo de quatro semanas, que consistiu em beber por dia 330 mililitros de cerveja, com ou sem álcool. Os resultados provaram que o consumo “aumenta a diversidade da microbiota intestinal, sem aumentar o peso e a massa gorda”.

Em comunicado, o Cintesis revelou esta segunda-feira que o trabalho, publicado no ‘Journal of Agricultural and Food Chemistry’ e que também envolveu investigadores da Nova Medical School - Faculdade de Ciências Médicas, chegou à conclusão de que a ingestão de cerveja “não interfere significativamente em biomarcadores cardiometabólicos”, como a glicose, colesterol e triglicéridos.

Os investigadores acreditam que o efeito benéfico da cerveja poderá estar ligado com os polifenóis - substâncias antioxidantes - presentes na bebida, à semelhança do que acontece com o vinho tinto. 

Ver comentários