Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
1

Chuva e granizo em todo o País

Acentuado arrefecimento noturno deixa Serra da Estrela com 6 graus.
João Saramago 13 de Setembro de 2016 às 01:45
chuva, granizo, País, tempo, metereologia
chuva, granizo, País, tempo, metereologia FOTO: António Araújo / Lusa
As regiões do Litoral Norte e Centro vão ser as mais castigadas pelo mau tempo previsto para hoje para Portugal continental, com a possibilidade de queda de chuva forte, que pode ser de granizo acompanhada de trovoadas. A responsabilidade destas condições meteorológicas é da passagem de uma superfície frontal fria, de forte atividade, proveniente do Oceano Atlântico.

A isto acresce a forte nebulosidade, que leva o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a prever uma acentuada descida das temperaturas. Em alguns locais do Interior, como a Serra da Estrela, o arrefecimento poderá ser de dez graus, fixando-se a mínima em seis graus na próxima madrugada. As máximas previstas são de 24 em Faro, 22 em Lisboa, 20 em Coimbra e 19 graus no Porto.

O deslocamento rápido desta superfície frontal fria poderá originar precipitação localmente intensa, passível de causar inundações repentinas. O vento será forte, com a indicação de rajadas de 70 quilómetros por hora nas Terra Altas.

A partir da tarde de amanhã há a indicação de uma ligeira melhoria do estado do tempo. Preveem-se ainda aguaceiros fracos nas regiões Norte e Centro e, de um modo geral, uma diminuição da nebulosidade na região Sul. A semana termina com o regresso do Sol e do bom tempo. Prevê o IPMA para sexta-feira temperaturas superiores a 30 graus. No fim de semana, a previsão é de 32 graus Celsius no Algarve. Alentejo e Ribatejo esperam 30 graus. Mais a Norte, Braga será a capital de distrito mais quente (28).
chuva granizo País tempo metereologia
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)