page view

Chuvas intensas provocam inundações em Abrantes e Mação

Inundações têm causado dezenas de ocorrências.

12 de outubro de 2015 às 18:17

Fortes chuvadas provocaram inundações na sua zona?

Pergunta CM

Obrigado pelo seu voto!

Fortes chuvadas provocaram inundações na sua zona?

As fortes chuvadas das últimas horas têm provocado diversas inundações nos concelhos de Abrantes e Mação, entre outros, com estradas alagadas, garagens e caves entupidas, além de cortes de estrada em alguns locais.

"Temos dezenas de ocorrências devido a inundações, essencialmente nos concelhos de Abrantes e Mação, no norte do distrito de Santarém, com estradas alagadas e caves e garagens inundadas, devido à dificuldade de escoamento das águas pluviais", disse à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém.

"Há registo de alguns bens danificados, nomeadamente em estabelecimentos comerciais, em automóveis e em casas particulares", disse a mesma fonte, tendo acrescentado que os bombeiros tiveram de socorrer algumas pessoas que ficaram "presas nas viaturas, cercadas por água".

"Em Alferrarede e no Cabrito, no concelho de Abrantes, tivemos de socorrer pessoas que estavam com dificuldades de sair das suas viaturas", disse.

Segundo a fonte do CDOS, "as condições meteorológicas vão conhecer um agravamento até cerca das 21h00", pela que, afirmou, "a prioridade é auxiliar e defender bens e pessoas, até que pare de chover e a água se dissipe".

As primeiras chamadas para pedir ajuda "coincidiram com o início das fortes chuvadas, cerca das 15h30", disse a mesma fonte, tendo reiterado pouco mais haver a fazer: "estamos a auxiliar no mais urgente e não há muito mais a fazer até que as condições meteorológicas melhorem", afirmou.

Creche fechada em Mação

"Pedimos aos pais das crianças para as virem buscar mais cedo, por motivos de precaução, uma vez que a intensidade da chuva provocou infiltrações e podia originar algum qualquer problema elétrico", adiantou à Lusa Vasco Estrela, que é também responsável pela Proteção Civil Municipal.

O autarca acrescentou que, "muito provavelmente, a creche não abrirá amanhã [terça-feira] devido às questões elétricas e às infiltrações no edifício", sublinhando que hoje à tarde em Mação "choveu de uma forma perfeitamente anormal".

O autarca deu ainda conta de "inundações em garagens, na Câmara Municipal e num pavilhão na zona industrial, caves entupidas, lençóis de água e aluimentos de terras".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8