Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
7

Cidadã portuguesa com H1N1

A portuguesa, de 31 anos, que esteve de férias no México e num outro país da América Latina foi contagiada com "o vírus da Gripe A, H1N1", revelou ontem ao CM Francisco George, director-geral da Saúde. "Uma vez verificado que o vírus corresponde a uma estirpe diferente da gripe sazonal, o que está agora a ser analisado é se corresponde à estirpe responsável pelo surto de gripe no México", acrescentou.

4 de Maio de 2009 às 00:30
O nível de alerta da OMS está no grau 5, próximo do valor máximo de seis
O nível de alerta da OMS está no grau 5, próximo do valor máximo de seis FOTO: Gil Cohen Magen, Reuters

Está prevista para hoje a chegada dos resultados das análises pedidas a um laboratório inglês que trabalha com a Organização Mundial da Saúde (OMS). "A análise foi enviada para o laboratório, onde está a ser elaborado o perfil deste vírus novo", disse ao CM fonte do Ministério da Saúde

A cidadã portuguesa recupera em casa, permanece de quarentena e é observada com regularidade, tal como os familiares mais próximos, apurou o CM. A ministra da Saúde, Ana Jorge, disse na sexta-feira que a doente "já não apresenta sintomas de gripe e não recebe medicação adicional". Confirmada a gripe, a jovem terá recuperado sem necessidade de antivirais. Hoje, Ana Jorge irá fazer um ponto da situação. A Organização Mundial de Saúde (OMS) explicou ontem à noite ao CM que "são os próprios países que testam o vírus e posteriormente notificam a OMS". Desde ontem que Portugal integra a lista do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças, como tendo um caso provável de infecção.

Segundo este organismo, no espaço de nove horas houve um aumento de 30 casos confirmados na Europa, num total de 79. Espanha regista 44. Em todo o Mundo, já são quase mil os casos confirmados.

Com a propagação da doença, os cerca de 300 portugueses, que chegam amanhã a Lisboa provenientes do México, serão submetidos a uma avaliação médica. A delegada de Saúde do Aeroporto de Lisboa, Maria João Martins, confirmou que "eventuais casos suspeitos serão observados a bordo".

DEPUTADOS DEBATEM GRIPE

A pandemia da gripe A é o tema de abertura do último plenário do Parlamento Europeu da legislatura 2004-2009, que se realiza nesta manhã em Estrasburgo, França. Esta medida surge depois de os ministros da Saúde europeus terem reunido na quinta-feira para coordenar a resposta à doença. Record-se que durante o fim-de-semana aumentaram os registos de casos confirmados e suspeitos de gripe A na Europa, afectando, neste momento, 11 países da União Europeia e a Suíça.

A gripe H1N1 é o ponto principal desta última reunião entre os eurodeputados, um dia depois de as autoridades mexicanas terem garantido que a epidemia de gripe está a recuar naquele país da América Central. Para o ministro da Saúde, José Angel Córdova, o pico da epidemia – que tem no país latino-americano o seu epicentro mundial – teve lugar "entre 23 e 28 de Abril".

Mais a norte, o fim-de-semana foi de trabalho para as autoridades da Saúde norte-americanas. Só em Nova Iorque, no sábado, o H1N1 terá infectado mais de mil pessoas, mas todas foram tratadas ou estão em vias de cura.

CRIADOR CANADIANO TERÁ INFECTADO DEZENAS DE PORCOS 

As autoridades canadianas revelaram que uma exploração suína na província de Alberta está infectada com o vírus da gripe H1N1 e foi imediatamente colocada de quarentena. De acordo com a agência de inspecção alimentar canadiana estão a ser realizadas análises para uma caracterização completa do vírus. Apesar de não existirem certezas sobre o contágio, existe a hipótese de um criador canadiano, que visitou o México, ter transmitido o vírus aos animais.

CONFRONTO VIOLENTO NO CAIRO

Ontem verificaram-se violentos confrontos no Cairo, Egipto, entre criadores de porcos e polícias quando estes últimos tentaram apreender animais. O Governo daquele país ordenou o abate de 250 mil porcos como medida de prevenção contra a gripe H1N1. No entanto, a Organização Mundial da Saúde não detectou nenhum caso suspeito no país e reafirmou inclusivamente que o consumo de carne de porco não transmite o vírus da doença.

SAIBA MAIS

DOIS VOOS PARA LISBOA

Amanhã de manhã aterram em Lisboa dois voos provenientes de Cancun, México, com cerca de 300 portugueses, que serão observados a bordo.

7

milhões de doses de vacinas contra a gripe H1N1 por mês é o que a Roménia assegura ser capaz de produzir, assim que a estripe do vírus for isolada.

600

mil utilizadores aderiram a um jogo na internet, no qual o jogador tem de vacinar o maior número de suínos em 15 segundos. Trata-se de um jogo lúdico criado no âmbito da gripe A.

RASTREIO NO TELEMÓVEL

O Flu Tracker é uma aplicação para telemóvel que vai estar no mercado, através da qual o utilizador saberá a proximidade dos casos de gripe A.

 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)