Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
6

Circulação na linha do Norte entre Pombal e Alfarelos já foi restabelecida

Troço foi interrompido na sexta-feira devido a um acidente entre um comboio Alfa e um Veículo de Conservação de Catenária.
Lusa 2 de Agosto de 2020 às 07:31
Grua retira carruagens de alfa pendular
Grua retira carruagens de alfa pendular FOTO: CMTV
A circulação ferroviária nas duas vias na Linha do Norte entre Pombal e Alfarelos, interrompida desde sexta-feira devido a um acidente, foi este domingo restabelecida, anunciou a Infraestruturas de Portugal.

"A circulação ferroviária neste troço processa-se com limitações de velocidade entre o km [quilómetro] 185,7 e o km 186,250", refere a empresa numa nota enviada à agência Lusa. 

Um comboio Alfa Pendular que transportava 212 passageiros descarrilou na sexta-feira, no concelho de Soure, distrito de Coimbra. O acidente causou dois mortos e 44 feridos, oito dos quais graves.

Segundo nota informativa do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF), a que a agência Lusa teve acesso, um Veículo de Conservação de Catenária, no qual seguiam duas pessoas, as duas vítimas mortais, passou um sinal vermelho e entrou na Linha do Norte, tendo sido abalroado pelo comboio Alfa Pendular.

O comboio seguia no sentido sul-norte com destino a Braga e o descarrilamento ocorreu após o embate entre o Alfa Pendular e uma máquina de trabalho, perto da vila de Soure, junto à localidade de Matas.

Linha do Norte Portugal Infraestruturas Norte economia negócios e finanças transportes questões sociais
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)