Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
5

Saiba quais as maternidades que vão estar fechadas de sexta a segunda em abril e maio

Encerram das 08h00 de sexta-feira às 08h00 de segunda-feira a cada quinze dias.
João Saramago 30 de Março de 2023 às 01:30
A carregar o vídeo ...
Saiba quais as maternidades que vão estar fechadas de sexta a segunda em abril e maio
A partir desta e durante abril e maio, dez maternidades continuam sujeitas a limitações nos horários, entre sexta e segunda-feira. A operação ‘Nascer em Segurança no SNS 2023’ define que o Serviço de Urgência de Ginecologia e Obstetrícia e blocos de partos destas unidades fiquem encerrados das 08h00 de sexta-feira às 08h00 de segunda-feira, a cada quinze dias. Esta sexta-feira, sábado e domingo, o fecho abrange os blocos de partos de Santarém, Vila Franca de Xira, Amadora-Sintra e Setúbal. As mesmas maternidades voltam a encerrar em abril, de 14 a 16 e de 28 a 30. 

Em maio, os fechos são de 12 a 14 e de 26 a 28. Por sua vez, os blocos de partos de Abrantes, Caldas da Rainha, Loures, Barreiro e S. Francisco Xavier (Lisboa) vão estar encerrados em abril nos seguintes períodos: entre os dias 7 e 9, bem como nos dias 21 a 23. Em maio, as mesmas unidades encerram entre 5 e 7 e 19 e 21. Por sua vez, Portimão fecha a 7, 8 e 9 e a 14, 15 e 16 de abril. Em maio encerra de 5 a 7 e de 19 a 21.

Os restantes 28 blocos de partos funcionam sem interrupções. A restruturação resulta da "carência de médicos de Ginecologia e Obstetrícia, que se irá manter pelo menos a curto prazo e obriga a um planeamento que garanta a prontidão da resposta", revela a direção executiva do Serviço Nacional de Saúde. Adianta ainda que "a crescente exigência na constituição das equipas e na elaboração dos mapas de Urgência motivou a disponibilidade de médicos especialistas e internos de hospitais do Centro e Norte no apoio a instituições carenciadas da Região de Lisboa e Vale do Tejo".
Ver comentários
C-Studio