Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade

Coimbra: Psiquiatria nos centros de saúde

Os Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) vão alargar um modelo inovador de prestação de cuidados comunitários na área da psiquiatria, com a deslocação regular dos seus especialistas a centros de saúde dos concelhos vizinhos.
26 de Maio de 2011 às 14:46
Psiquiatria, hospital de Coimbra, Centros de saúde
Psiquiatria, hospital de Coimbra, Centros de saúde

Um protocolo celebrado esta quinta-feira, envolvendo a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), prevê que ao longo deste ano o modelo adoptado em Coimbra seja estendido aos concelhos de Cantanhede, Mira, Mealhada e Mortágua.

 

Trata-se de alargar o mesmo modelo de cuidados de saúde mental comunitária à área de influência dos HUC prevista no novo Plano Nacional de Saúde Mental.

 

Reis Marques referiu que este modelo prevê um trabalho articulado entre as equipas funcionais dos centros de saúde e os especialistas dos HUC, permitindo a identificação precoce dos casos e a intervenção especializada sempre que se justificar.

 

"Há uma proximidade maior com os doentes, para uma acção preventiva", acentuou, frisando que os casos identificados pelos médicos de família poderão ser de imediato acompanhados pelos especialistas dos HUC que regularmente se deslocam aos centros de saúde.

 

O modelo que os HUC adoptaram integra-se nas novas tendências da saúde mental, de evitar a institucionalização e de prestar cuidados de saúde de proximidade.

 

"Deste modo, ficam monitorizadas as situações que até à data estavam simplesmente entregues aos profissionais dos centros de saúde", sublinhou Reis Marques.

De imediato, serão abrangidos por este novo modelo, já adoptado no concelho de Coimbra há um ano, os centros de saúde de Cantanhede, Mira e Mealhada. Após o Verão, será a vez de Mortágua.

Psiquiatria hospital de Coimbra Centros de saúde
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)