Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
8

Portal sobre cancro ajuda doentes e familiares

Lançamento do Onco+ decorre este sábado, no Rossio, em Lisboa.
Joana de Sales 3 de Outubro de 2014 às 20:59
Ana Castro é uma das médicas da equipa do Onco+
Ana Castro é uma das médicas da equipa do Onco+ FOTO: Ricardo Gaudêncio/NewsFarma

O Onco+ é um portal informativo que pretende responder às dúvidas de doentes e de familiares sobre o cancro. "A informação que consta na Internet não é clara e os doentes não conseguem selecioná-la e discutir as suas opções com o médico", explica Ana Castro, médica oncologista e membro do conselho executivo e científico do Onco+.

O novo projeto é assegurado por profissionais de saúde, de oncologistas a psicólogos, que, para além de disponibilizarem a informação no portal, respondem diretamente a perguntas feitas pelos utilizadores. Para isso, basta registar-se e fazer uma pergunta. A resposta é dada no prazo máximo de cinco dias pelo profissional mais indicado para esclarecer a questão.

No entanto, Ana Castro explica que o Onco+ não faz "consultas online". Os médicos podem indicar ao paciente ou a um familiar os recursos que existem na sua área de residência, para que possam discutir as questões diretamente com um médico. Através do portal, é possível, por exemplo, saber se pode ou não apanhar sol durante a fase de tratamentos de quimioterapia, comer determinados alimentos ou como explicar a situação vivida por um doente com cancro a uma criança.

"Vamos divulgar os locais e as horas de reuniões de ex-doentes oncológicos com atuais pacientes, para que possam desmistificar o cancro juntos", afirma ainda a médica.

O lançamento do portal decorre neste sábado, 4 de outubro, no Rossio, em Lisboa, e contará com testemunhos e esclarecimentos de dúvidas sobre o cancro.

site oncologia cancro apoio saúde doença doentes familiares Onco+ portal
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)