Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
2

Comboio turístico em risco

Cerca de meia centena de pessoas participou ontem num protesto simbólico na Costa da Caparica, no concelho de Almada, para exigir o retorno do comboio ‘Transpraia’ ao centro da cidade, local de onde foi retirado em Julho de 2007 por imposição do Programa Polis.

1 de Outubro de 2012 às 01:00
Protesto reuniu moradores e turistas na Costa da Caparica
Protesto reuniu moradores e turistas na Costa da Caparica FOTO: Helena Poncini

"Hoje [ontem] é o último dia do ‘Transpraia'. Vai de férias, e esperamos que volte para o ano para o centro da cidade. Em 2007, desviaram o comboio para a praia da Saúde, o que é ridículo. Há muitas famílias da Costa da Caparica que acham que o comboio já não existe", criticou Sandra Simões, produtora de espectáculos de 43 anos e uma das organizadoras do protesto.

Para exigir a alteração do local do terminal do comboio turístico, inaugurado em 1960, a população pretende enviar uma petição, que já conta com cerca de seis mil assinaturas, à presidente da Câmara Municipal de Almada, Maria Emília Sousa, e à ministra do Ambiente e do Ordenamento do Território, Assunção Cristas, responsáveis pelo controlo e gestão da Costa Polis. "Este comboio tem um valor histórico enorme e é um meio de transporte turístico. Vamos esgotar todas as possibilidades para que o ‘Transpraia' volte para o centro da cidade e que não acabe", garantiu Rui Bastos Gonçalves, produtor de cinema de 49 anos e autor da petição.

Ao CM, António Pinto da Silva, proprietário do ‘Transpraia' de 68 anos, confessou que a continuidade do comboio está em risco. "Vou fazer contas. Sei que preciso de pelo menos 70 mil euros para poder garantir a manutenção do comboio e o pagamento de salários e despesas inerentes. Se não conseguir essa verba até Junho de 2013, não posso fazer caridade". "Chegámos a transportar 120 mil pessoas durante uma época, antes de 2007. Agora, transportamos 21 mil. Este comboio podia ter mais tempo de vida, mas quiseram matá-lo."

COSTA DA CAPARICA COMBOIO TURISMO
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)