Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
3

Comboio Histórico do Douro chega ao Porto

Locomotiva trocou o carvão pelo diesel.
29 de Maio de 2016 às 14:09
Primeira viagem desde que a locomotiva a vapor do comboio histórico deixou o carvão será feita entre as estações de Campanhã e São Bento
Primeira viagem desde que a locomotiva a vapor do comboio histórico deixou o carvão será feita entre as estações de Campanhã e São Bento FOTO: João Abreu Miranda/Lusa
O renovado Comboio Histórico do Douro, que trocou o carvão pelo diesel, chega na segunda-feira à Estação de São Bento, no Porto, onde ficará em exposição até quinta-feira.

Com partida às 10h40, a primeira viagem desde que a locomotiva a vapor do comboio histórico deixou o carvão será feita entre as estações de Campanhã e São Bento e contará com 100 crianças, divulgou este domingo a CP.

"Após a intervenção de que foi alvo, em substituição do carvão, a máquina passa a utilizar o diesel como fonte de energia de tração, com vantagens ambientais e operacionais", explica.

Na terça e na quarta-feira, pelas 15h00, decorrerão palestras sobre a temática do comboio numa das carruagens em exibição em S. Bento.

Para os próximos dias estão também programadas visitas de alunos de escolas da região.

Agora que está concluída a renovação da máquina a vapor, esta é uma "oportunidade para ver a locomotiva e as carruagens que farão as viagens na linha do Douro a partir de sábado, 4 de junho", assinala a CP.

No percurso à beira do Rio Douro, a Locomotiva a Vapor 0186, construída em 1925 pela Henschel & Son e as cinco carruagens históricas, percorrem a distância que vai da Régua ao Tua, com passagem pelo Pinhão.
Comboio Histórico Douro Estação São Bento Porto transporte ferroviário
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)