Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
6

Comida com sal faz envelhecer mais depressa

Investigação concluiu que células envelhecem mais depressa em casos de obesidade.
24 de Março de 2014 às 17:55
sal, consumo, comida, abuso
sal, consumo, comida, abuso

Os adolescentes obesos que comem muita comida salgada podem envelhecer mais depressa, de acordo com um novo estudo norte-americano. De acordo com os investigadores, muito sal pode também aumentar o risco de doenças cardiovasculares. 

O estudo, conduzido por investigadores da Regents University, em Augusta, no estado norte-americano da Georgia, revelou também que reduzir os níveis de sal podem reduzir o processo de envelhecimento das células. Isto é especialmente eficaz em pessoas obesas ou com excesso de peso.

O líder da investigação, Haidong Zhu, afirmou que "Mesmo nos jovens relativamente saudáveis, podemos ver o efeito das grandes quantidades de sal", o que pode significar que "ingerir largas quantidades de sódio (sal) pode acelerar o envelhecimento celular".

O cientista explicou que a obesidade está associada com grandes níveis de inflamação e aumentam a sensibilidade ao sal, o que pode ajudar a explicar porque é que o consumo de sal em grandes quantidades teria um maior efeito em pessoas obesas.

sal consumo comida abuso
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)