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Comida Comer barato e saudável

Ter refeições saudáveis, equilibradas e baratas é perfeitamente possível, mesmo nos dias que correm. Basta saber escolher os alimentos certos no acto da compra e levar apenas o necessário, de preferência com base numa lista previamente elaborada. Existem alguns mandatos que devem ser seguidos, mas a palavra de ordem é moderação. Uma refeição adequada ajuda a prevenir o aparecimento de doenças cardiovasculares, que matam diariamente mais de cem pessoas em Portugal.
10 de Junho de 2009 às 00:30
Comida Comer barato e saudável
Comida Comer barato e saudável FOTO: Rui Vasco

Fruta e legumes estão no topo das necessidades alimentares. São mesmo indispensáveis, segundo Alexandra Bento, presidente da Associação Portuguesa de Nutricionistas, que aconselha: "Coma três peças de fruta por dia e legumes, no prato e na sopa. Esta deve ser ingerida ao almoço e ao jantar."

Essenciais são também os ovos. São uma excelente fonte de proteínas e são baratos – meia dúzia custa menos de um euro. Podem consumir-se três ovos por semana, de preferência cozidos, mexidos ou escalfados. Os fritos são de evitar. "As claras dos ovos são proteínas e a gema tem um pouco de gordura mas nada preocupante", sublinha a nutricionista.

As leguminosas também fazem parte de uma alimentação saudável e económica. O feijão, o grão e as ervilhas são óptimos alimentos e podem resultar em refeições variadas. Ajudam a reduzir a quantidade de carne e peixe, alimentos que devem ser consumidos em pequenas porções. Diz Alexandra Bento que bastam 120 gramas de carne ou peixe por refeição.

Segue-se o leite e seus derivados, de preferência magros ou meio gordos. Evite as natas, substituindo-as por iogurte. Seja moderado na quantidade e cuidadoso na escolha. Atenção à gordura, ao açúcar e ao sal.

Um último alerta para o desperdício: faça refeições nas quantidades certas. Porém, se confeccionou a mais, aí vem mais um conselho: não deite fora, aproveite as sobras dos alimentos e renove a refeição.

LEITURAS: 'ENVELHECER COM SAÚDE'

Vivemos cada vez mais anos, mas temos qualidade de vida? ‘Envelhecer com Saúde’ é um guia, que custa 15,5 euros, e ensina a viver melhor, mostrando a importância do combate ao sedentarismo. A obra fala de hábitos alimentares e até de passatempos e de amigos.

RECEITA: BACALHAU LIGHT (264 CALORIAS)

INGREDIENTES:

– -1 kg bacalhau em postas

– 1 kg batatas

– --½ chávena (chá)de azeitonas verdes picadas

– -3 colheres (sopa) de alcaparras

– -½ chávena (chá) de uvas passas

– -3 colheres (sopa) de salsa picada

– 2 dentes de alho picados

– 1 copo de água

CONFECÇÃO:

Deixe o bacalhau a demolhar durante 24 horas, trocando a água várias vezes. Descasque e corte as batatas em quatro partes. Depois, coloque numa panela e em duas camadas as batatas, o bacalhau, as azeitonas, as alcaparras, as uvas passas, a salsa e o alho. Adicione a água, tape e leve ao lume para cozinhar aproximadamente durante 30 minutos. Passe para uma travessa e sirva. Receita para 10 porções de 264 calorias cada.

"AUMENTEI O PEITO" (Poppy, DJ, 30 anos)

Já fez alguma plástica?

Já. Aumentei o peito.

Faz dieta?

Não, nunca fiz.

Cuidados como corpo?

Sou uma fã dos cremes hidratantes, bebo muita água e tenho mais cuidados com a alimentação. Substituo os chocolates pelas barras de cereais e recuso comprar guloseimas: assim não as como mesmo.

CALORIAS

Sobremesas

- Arroz doce: 231

- Mousse de chocolate: 278

Fruta

- Laranja: 42

- Maçã: 57

-Morango: 29

Bolos/pastelaria

- Bolo arroz: 404

- Croissant: 416

- Pastel de nata: 298

- Queque: 407

Hortícolas

- Batata cozida: 85

- Batata assada no forno: 152

- Batata frita caseira: 225

- Frita pacote (rodelas): 526

- Puré: 112

Bebidas

- Cerveja branca: 29

- Vinho branco: 72

- Vinho tinto: 66

Bebidas Sem Álcool

- Cerveja: 7

- Águas: 0

- Cola: 34

- Cola light: 0

- Gasosa laranja: 40

Cafés

- Bica: 4

- Carioca: 2

- Descafeinado: 227

Sumo de fruta

- Néctar de alperce: 53

- Néctar light de maçã: 21

Sumo de frutos (100%)

- Laranja: 41

- Ananás: 40

Concentrado

- Laranja: 262

- Ananás: 252

Sopas

- Abóbora: 32

- Caldo verde: 42

- Canja galinha: 40

- Puré vegetais: 40

Molhos

- Maionese: 657

- Bechamel: 130

- Tomate, ketchup: 113

FAÇA VOCÊ

AQUECIMENTO

Durante esta fase, é importante respirar de uma forma tranquila, alongando os músculos calmamente. Procure manter sempre a postura mais correcta. Eleve o joelho até ao peito e mantenha a posição 15 segundos.

EXERCÍCIO

A prancha lateral exercita os tricípites. Apoie o seu peso sobre o antebraço e os lados dos pés. Mantenha a posição durante todo o exercício. Eleve o braço livre até um ângulo de 90 graus.

ALONGAMENTO

Coluna direita. Encoste a palma da mão às costas. Puxe, devagar, com a mão livre.

NOTAS

AÇÚCAR: POUCO OU NADA

Se ingerir açúcar e produtos açucarados então não adicione açúcar ao leite, chá ou café. Reduza a quantidade deste produto alimentar.

ÁLCOOL: APÓS OS 18 ANOS

Se consumir bebidas alcoólicas, faça--o com moderação. Grávidas, crianças e jovens até aos 17 anos não devem ingerir álcool.

CONSUMO: EVITE O SAL

Os nutricionistas aconselham a reduzir o consumo de sal. Opte por ervas aromáticas e especiarias. Evite os alimentos muito salgados.

"JÁ REALIZEI ALGUMAS DAS MINHAS FANTASIAS SEXUAIS" (Andreia Dinis, Actriz)

Correio da Manhã – Tem tabus sobre o sexo?

Andreia Dinis – Não. O sexo deve ser encarado com a normalidade e naturalidade com que se encaram todas as características humanas. Entre pessoas que se gostam e se sentem atraídas é perfeitamente normal haver sexo.

– Alguma vez teve uma experiência menos agradável ou mesmo traumática?

– Felizmente não.

– Como encara o sexo desprotegido?

– É um assunto em que todas as pessoas devem pensar: não só pela questão da gravidez indesejada, mas, sobretudo, por causa das doenças sexualmente transmissíveis. É incompreensível que ainda haja pessoas que cometam esse tipo de disparates, havendo tanta informação e facilidade em se chegar a ela.

– Já realizou alguma fantasia sexual?

– Todas as pessoas têm as suas fantasias, sejam sexuais ou não, a que não escapo. No entanto, tenho uma relação estável há muitos anos – o que implica a realização de algumas das minhas fantasias, embora, obviamente, não revele quais são.

– Há estudos que contabilizam o número de relações sexuais ideais. Concorda?

– Um estudo americano divulgado recentemente falava numa média de três vezes por semana e dizia que era mais saudável se feito de manhã. Não sei até que ponto há uma validade científica para tal afirmação. As pessoas devem ter relações sexuais as vezes que quiserem, sem obedecerem a padrões de comportamentos pré-definidos.

PERFIL

Andreia Dinis formou-se em Ciências da Comunicação e da Cultura e estreou-se como actriz na novela ‘Saber Amar’ em 2003. Actualmente está a gravar a novela ‘Eterno Amor’.

AMANHÃ: Alimentos light - Alimentos dietéticos são eficazes, mas constituem uma armadilha.

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