Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
6

Comida fora do prazo

Associações de apoio social, que recebem alimentos do Banco Alimentar contra a Fome, estão a distribuir produtos fora da validade a pessoas carenciadas.
1 de Abril de 2013 às 01:00

Em causa, segundo denunciaram, estão pacotes de leite, enlatados e chocolates. O Banco Alimentar, garante a qualidade dos produtos.

"Fui buscar alimentos à Associação Auxílio e Amizade, junto ao cemitério do Alto de São João, em Lisboa, e reparei que o leite e as latas de atum já tinham passado dois dias do prazo de validade", contou ao CM ‘Joana’, nome fictício, acrescentando: "Perguntei se estava correto e ainda me responderam torto – se não aceitasse, havia quem quisesse."

Além da instituição que forneceu os alimentos a ‘Joana’, o Correio da Manhã sabe que existem outras onde o procedimento é semelhante. Na Igreja São João Evangelista, a irmã Ângela confirmou a existência de produtos fora do prazo de validade a serem entregues às pessoas: "Estão em condições para serem consumi-dos. Além disso, nunca obrigamos ninguém a levar esses alimentos".

Maria Antónia do Rosário, responsável pelo abastecimento do Banco Alimentar em Lisboa, refere que "existe uma empresa de segurança alimentar que verifica a qualidade dos produtos".

banco alimentar comida bens ajuda instituições associações validade
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)