Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
9

Conheça o tempo para este domingo

Prevê-se uma subida da temperatura máxima para o continente.
21 de Agosto de 2016 às 08:54
FOTO: Filipe Farinha
Todos os distritos do continente e a Região Autónoma da Madeira apresentam este domingo risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).

A Região Autónoma da Madeira tem hoje um índice de exposição à radiação ultravioleta de valor 10.

O distrito de Viana do Castelo apresenta um índice de exposição de 8, enquanto os demais distritos do continente português estão no nível 9.

Na Região Autónoma dos Açores, a ilha das Flores apresenta um índice de exposição à radiação ultravioleta de 5 (moderado). Já a ilha Terceira está no nível 6 (elevado), a Ilha de São Miguel no 7 (elevado) e a ilha do Faial no 8 (muito elevado).

Para o índice de exposição elevado e muito elevado, o instituto recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Para hoje, o IPMA prevê para o continente uma subida da temperatura máxima, além de uma pequena subida da temperatura mínima no interior das regiões Norte e Centro e uma pequena descida na região Sul.

O instituto também prevê céu limpo e vento em geral fraco (inferior a 20 quilómetros/hora -- km/h) do quadrante norte, soprando moderado (20 a 35 km/h) de noroeste no litoral oeste, em especial durante a tarde, e de nordeste nas terras altas do Norte e Centro até ao meio da manhã e para o final do dia.

Na Madeira haverá períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral pouco nublado nas vertentes sul.

Nesta região há o vento será fraco a moderado (10 a 30 km/h) de nordeste.

No arquipélago dos Açores, nas ilhas do grupo ocidental (Flores e Corvo) o céu vai estar muito nublado, com abertas à tarde. Haverá períodos de chuva, passando a aguaceiros pontualmente fortes, e condições para a ocorrência de trovoada.

O vento vai soprar de sudoeste bonançoso a moderado (10/30 km/h) na madrugada, rodando para norte.

Nas ilhas do grupo central (Faial, Pico, Graciosa, Terceira e São Jorge), haverá céu geralmente muito nublado e períodos de chuva pontualmente fortes, passando a aguaceiros.

Há condições para a ocorrência de trovoada ao fim do dia e prevê-se vento de sudoeste fraco a bonançoso (05/20 km/h), rodando para norte para o fim do dia.

No grupo oriental (São Miguel e Santa Maria), preveem-se períodos de céu muito nublado com abertas, neblinas e aguaceiros fracos, além de vento de sudoeste bonançoso (10/20 km/h).

No continente a temperatura máxima deverá chegar aos 31 graus Celsius em Faro, 35 em Beja, 36 em Évora, 33 em Lisboa, 37 em Santarém, 35 em Castelo Branco, 35 em Portalegre, 32 em Bragança, 33 em Coimbra, 27 em Viana do Castelo e 28 no Porto.

Ponta Delgada chega aos 27 graus e no Funchal a máxima será também de 27 graus.
Ver comentários