Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade

Conselho da Universidade Técnica aprova fusão com Clássica

O Conselho Geral da Universidade Técnica de Lisboa aprovou, nesta segunda-feira, por unanimidade a fusão com a Universidade de Lisboa, possibilitando o início de negociações com o Governo, disse à agência Lusa o reitor da instituição.
16 de Abril de 2012 às 20:16
António Cruz Serra afirmou que a decisão do Conselho Geral foi um "passo fundamental" para a fusão
António Cruz Serra afirmou que a decisão do Conselho Geral foi um 'passo fundamental' para a fusão FOTO: Pedro Catarino

António Cruz Serra afirmou que a decisão do Conselho Geral foi um "passo fundamental" para a fusão, mas que o processo está "muito dependente do êxito das negociações com o Governo", nas quais a Técnica e a Clássica procurarão um "estatuto de autonomia reforçado" para a nova universidade resultante da fusão.

Esse estatuto será "imprescindível para uma universidade desta dimensão e com este projecto por trás de si ser bem-sucedida", salientou.

Cruz Serra defendeu que para o processo ser bem-sucedido é preciso que o Governo "esteja disponível para perceber que as limitações ao exercício da autonomia [das universidades] neste momento são muitas" e que um projecto como o da fusão, "com esta dimensão, relevância e complexidade de gestão, merece um estatuto de autonomia reforçado".

Na próxima quarta-feira será a vez de o Conselho Geral da Universidade de Lisboa decidir sobre a fusão.

Em simultâneo com as negociações com o Governo, há vários grupos de estudo das duas universidades a trabalhar sobre reorganização de cursos e o aumento de estudantes que a fusão implicará, indicou Cruz Serra.

A Universidade de Lisboa (UL) tem oito faculdades e três institutos. A Universidade Técnica de Lisboa (UTL) tem três faculdades e quatro institutos, sendo a oferta complementar.

antónio cruz serra universidades clássica técnica fusão
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)