Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
4

Conselho Disciplinar avalia possível suspensão preventiva de médico do 'bebé sem rosto'

Artur Carvalho cancelou todas as cirurgias e meteu baixa após divulgação do caso de Rodrigo.
Correio da Manhã 22 de Outubro de 2019 às 18:58
Bastonário da Ordem dos Médicos
Bastonário da Ordem dos Médicos FOTO: CMTV
O médico Artur Carvalho, envolvido no caso do bebé que nasceu sem rosto, foi suspenso preventivamente, avança a SIC NotíciasO Conselho Disciplinar Regional do Sul da Ordem dos Médicos esteve esta terça-feira reunido para analisar as seis queixas que envolvem o médico Artur Carvalho. 

O CM sabe que a maioria das queixas contra Artur Carvalho se referem a erros ou negligência médica. 

Em declarações aos jornalistas, o Bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, referiu que em conversa telefónica com o médico  Artur Carvalho foi informado de que este decidiu suspender a realização de ecografias na gravidez até à conclusão dos processos em análise no conselho disciplinar da Ordem dos Médicos.

Miguel Guimarães referiu ainda que o processo contra Artur Carvalho entrou no Conselho Disciplinar da Ordem dos Médicos na sexta-feira, data em que prestou declarações numa conferência de imprensa marcada após o caso do bebé Rodrigo ter sido divulgado pelo Investigação CM. 

Questionado pelos jornalistas sobre se já tinha tido acesso aos processos que envolvem Artur Carvalho, o Bastonário afirmou que as queixas apenas são analisadas pelo Conselho Disciplinar. 

Esta terça-feira, a Ordem dos Médicos decidiu criar uma competência específica na área da ecografia de acompanhamento da gravidez, apesar de considerar que as normas existentes em Portugal "asseguram a qualidade" desses atos médicos. O bastonário Miguel Guimarães esteve reunido em Lisboa com os colégios de especialidade de obstetrícia e de radiologia para analisar o tema das ecografias obstétricas, na sequência do caso do 'Bebé sem rosto" que nasceu há duas semanas em Setúbal.

Conselho Disciplinar da Ordem dos Médicos Miguel Guimarães Artur Carvalho saúde
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)