Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
3

Contexto social ajuda às notas

Alunos trabalhadores, bons profissionais e condições para trabalhar são os ingredientes na receita do sucesso da ES José Gomes Ferreira, a melhor escola pública de Lisboa (média de 120,38 pontos) no ranking do Secundário, publicado no sábado pelo CM.
15 de Outubro de 2012 às 01:00
Mais uma vez, a Escola Secundária José Gomes Ferreira ficou entre as melhores do País
Mais uma vez, a Escola Secundária José Gomes Ferreira ficou entre as melhores do País FOTO: Mariline Alves

Para o director, Manuel Esperança, ao sucesso está associado o contexto social em que a escola está inserida: "Já não estamos a falar de famílias de classe média/alta, mas mesmo assim estes alunos pertencem a estratos elevados da classe média". O papel dos encarregados de educação é outro factor determinante. "São pais muito interessados e exigentes. Isso nota-se nas reuniões com os pais, a taxa de presença é entre os 70 e 80%".

No distrito de Leiria, o 1º lugar é da Raul Proença (Caldas da Rainha), com média de 120,34. "O sucesso vem da motivação que os professores tentam imprimir, há uma cultura de exigência e de disciplina", justifica José Pimpão, presidente da Comissão Administrativa Provisória. Exigência e rigor são também palavras de José Eugénio Pereira, director da Diogo Gouveia (Beja), a melhor do Alentejo, com média de 107,47 pontos. "Há qualidade nos alunos, empenho e trabalho sistemático, para além do profissionalismo, dedicação, experiência e estabilidade do corpo docente".

COLÉGIO BRILHA NO 6.º ANO

Há 83 anos que o Colégio Andrade Corvo (Torres Novas) vem formando gerações. O segredo, diz Lídia Santos, directora pedagógica, assenta no "envolvimento da equipa no projecto educativo e a disciplina, rigor e valores que consegue transmitir aos alunos". A escola obteve a melhor média do País no 6º ano: 4,32 valores.

ESCOLA ENSINO EDUCAÇÃO
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)