Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
2

Corte na saúde indigna utentes

Horário de encerramento passa a ser às 20h00. Utentes viseenses estão descontentes.
28 de Agosto de 2013 às 01:00
Utentes vão ter de recorrer às urgências do hospital de São Teotónio, em Viseu
Utentes vão ter de recorrer às urgências do hospital de São Teotónio, em Viseu FOTO: Nuno André Ferreira

Seis Unidades de Saúde Familiar (USF) pertencentes ao Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) Dão Lafões, em Viseu, vão passar a funcionar das 08h00 às 20h00, nos dias úteis, e das 09h00 às 13h00, aos sábados.

O novo horário entra em vigor no próximo dia 1 de setembro e já levantou algumas críticas dos utentes. "Para quem trabalha até mais tarde fica condicionado às urgências do hospital, cujo preço aumentou, e deixa de ter resposta às necessidades de saúde", referiu Andreia Mota.

A maioria destas USF encerrava às 22h00, num horário de exceção, que foi instituído quando a urgência do Hospital de Viseu apresentava algumas contrariedades. "Agora, com as condições e acessibilidades do Centro Hospitalar Tondela-Viseu, não fazia sentido continuar até às 22h00", explicou ao CM o gabinete de relações públicas da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC).

As USF Grão Vasco, Infante D. Henrique, Viriato, Viseu Cidade, Lusitânia e Alves Martins "passam a cumprir o estipulado por lei para o horário de funcionamento normal".

Viseu utentes saúde. urgências
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)