Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
6

Testes à Covid-19 com resultados em menos de 60 minutos. Leia aqui o plano da DGS para o outono e inverno

Risco de casos dispararem leva autoridade de saúde a apostar em respostas rápidas.
João Saramago 21 de Setembro de 2020 às 13:45
Coronavírus em Portugal

A possibilidade de poder disparar o número de casos de infeção por Covid-19, com a chegada do tempo frio, levou a Direção Geral da Saúde a realizar uma forte aposta em testes rápidos com a resposta em menos de uma hora.

A Direção Geral da Saúde revela, assim, no  Plano da Saúde para o Outono-Inverno que serão realizados "testes rápidos com resultados em menos de 60 minutos"e  "testes com resultados disponíveis em 24 horas".

Neste âmbito, serão equacionadas respostas de proximidade à população, nomeadamente a realização de testes laboratoriais para SARS-CoV-2 que permitam tomar decisões rápidas de separação, isolamento e contenção dos casos de COVID-19.

Avança o Plano da Saúde para o Outono-Inverno que a "estratégia para a realização de testes laboratoriais deve ser alvo de um acompanhamento científico qualificado, rigoroso e permanente, de forma a integrar atempadamente  a utilidade clínica de outros testes", nomeadamente com recurso à saliva.


Leia aqui o documento na íntegra



Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
DGS Outono-Inverno Covid-19 Ministério da Saúde saúde
Ver comentários