Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
3

Cozinha dos Ganhões mostra o melhor do Alentejo

A "Cozinha dos Ganhões", o maior certame gastronómico do Alentejo, arranca na quinta-feira, em Estremoz, com oito tasquinhas que apresentam a gastronomia tradicional da região, divulgou hoje o município.
27 de Novembro de 2012 às 11:22
Entrada para certame é gratuita
Entrada para certame é gratuita FOTO: D.R.

A denominação de "ganhão" era atribuída antigamente aos trabalhadores da lavoura nas herdades do Alentejo.


O certame, que decorre até ao próximo domingo no parque de feiras e exposições da cidade e que atrai milhares de visitantes em procura da "rica" gastronomia da região, conta com a participação de oito tasqueiros e quatro doceiros.

A iniciativa gastronómica, com entradas gratuitas, inclui áreas nas tasquinhas destinadas a quem pretender petiscar.

O evento conta ainda com a participação de dez expositores de produtos regionais, vários bares e dez artesãos do concelho.

Trata-se, segundo a autarquia, de um evento de promoção turística do concelho de Estremoz, que tem para oferecer, durante quatro dias, "sabor, saber, tradição e convívio".

A 20/a edição desta mostra gastronómica, organizada pela Câmara Municipal de Estremoz, vai contar com o que de melhor tem a cozinha alentejana, contemplando os pratos típicos da região.

As sopas de pão condimentadas com ervas aromáticas e as carnes de porco e borrego vão "reinar" na festa gastronómica.

O ensopado de borrego, as migas e as açordas à alentejana são outras das iguarias que os visitantes podem saborear.

O evento vai, mais uma vez, segundo a autarquia, "apresentar o que o Alentejo tem de melhor", nomeadamente a gastronomia, produtos regionais, doçaria, vinhos, queijos, enchidos e artesanato.

Além das iguarias, o certame brinda os visitantes com espectáculos musicais e de folclore, além de no dia de encerramento se realizar o 18.º Encontro de Poetas Populares do Concelho de Estremoz e a terceira edição da prova BTT dos Ganhões.

Estremoz; cozinha dos Ganhões
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)