Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
6

Cratera ameaça fazer ruir prédio

Moradores exigem intervenção rápida da autarquia e dizem que as casas estão em risco.
17 de Janeiro de 2014 às 15:33
Prédios estão em risco de derrocada, em Gondar
Prédios estão em risco de derrocada, em Gondar FOTO: Fátima Vilaça

Uma cratera que já "comeu" metade de um passeio está a ameaçar fazer ruir um bloco de apartamentos na freguesia de Gondar, Guimarães. A primeira derrocada aconteceu em abril do ano passado, mas a situação agravou-se com as chuvas intensas das últimas semanas. Os moradores exigem uma intervenção rápida.

"Esta noite não pregámos olho. Com a chuva torrencial que caiu tivemos medo que o resto do muro ruísse", disse ao CM Sílvia Ribeiro, cansada de tentar resolver o problema que tem à porta de casa.

A primeira derrocada aconteceu em abril, na mesma altura em que em Mesão Frio, Guimarães, nove famílias ficaram desalojadas devido a uma derrocada que, por milagre, não fez vítimas. As 14 famílias que vivem nos edifícios ameaçados pela cratera temem que lhes aconteça o mesmo. "Esperamos que não seja preciso acontecer outra desgraça para resolverem isto", refere outra moradora. Rosa Sampaio lamenta que a situação se arraste há tantos meses. "Foi contactada a Junta de freguesia, de imediato, e depois a Câmara, mas até agora ninguém fez nada para resolver a situação", desabafa.

O presidente da Junta de Freguesia de Gondar está a tentar resolver o problema, que tem sido agravado nos últimos dias, devido à chuva intensa. "Temos estado em conversações com a Câmara Municipal e está já a ser feito um estudo para encontrar a melhor solução", garante José Cunha.

Até o caso estar resolvido, o acesso às garagens vai continuar proibido e os moradores ameaçados. "Com tantas crianças aqui no prédio, isto está um perigo, mas só vão fazer alguma coisa quando houver uma desgraça", afirma Carla Ferreira, revoltada.

Cratera muro desabou
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)