Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade

Crato avança com nova prova de professores

Fenprof diz que Governo prepara prova em secretismo para dia 20 de dezembro.
Bernardo Esteves 17 de Novembro de 2014 às 16:06
Nuno Crato, ministro da Educação
Nuno Crato, ministro da Educação FOTO: Bruno Simão

O Ministério da Educação e Ciência (MEC) está a preparar "em completo secretismo" a realização de nova prova de avaliação para professores contratados no dia 20 de dezembro (sábado), anunciou a Fenprof esta segunda-feira. Segundo a estrutura sindical, o MEC já reservou instalações para a realização da Prova de Avaliação de Conhecimentos e Capacidades (PACC) em instituições de ensino superior.

"O MEC já está a solicitar instalações para que, dia 20 de dezembro, a PACC se realize, numa nova edição da praxe absurda que Nuno Crato, o governo e a maioria parlamentar que o apoia, teimam em reeditar. Segundo parece, desta vez as instituições de ensino superior serão envolvidas em tão miserável propósito", afirma a Fenprof em comunicado.

A estrutura sindical lembra que o Governo "ainda não resolveu os problemas que criou com as anteriores edições da PACC, designadamente de ordem legal, por ter retirado das listas milhares de docentes que não a realizaram, condenando-os ao desemprego" e apesar disso "tem como preocupação principal voltar a humilhar professores, impondo-lhes a PACC".

8 mil professores impedidos de realizar a PACC

A componente comum da PACC foi realizada dia 18 de dezembro de 2013 por entre muitos protestos que impediram dezenas de fazer a prova. Depois o processo esteve suspenso devido a providências cautelares interpostas pelos sindicatos. Mas a Justiça acabou permitir nova prova no dia 22 de julho deste ano. No total, realizaram a prova 10.220 docentes e 1473 chumbaram. A Fenprof afirma que oito mil foram afastados ilegalmente da prova.

Questionado pelo CM, o gabinete de comunicação do MEC limitou-se  a afirmar que "tal como previsto na legislação, a PACC tem periodicidade anual". O ministro Nuno Crato foi confrontado pelos jornalistas, à margem de um evento no Teatro São Carlos, em Lisboa, mas escusou-se a responder.

Nota: notícia atualizada às 19h50.

MEC Nuno Crato Governo PACC política ensino Fenprof
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)