Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade

Criança discriminada

A Ordem dos Médicos condena a forma desumana e discriminatória como os clínicos trataram uma criança suspeita de gripe A no Centro de Saúde de Boticas, posteriormente transferida para o Hospital de São João, no Porto. O caso merece, inclusive, uma investigação de natureza disciplinar.
18 de Julho de 2009 às 00:30
A criança e o pai estiveram isolados no Hospital São João longas horas
A criança e o pai estiveram isolados no Hospital São João longas horas FOTO: Baía Reis

Segundo o pai da criança, a filha, com febre alta, foi atendida quarta-feira no Centro de Saúde de Boticas. "O médico não queria receber-nos, nem tocar. Meteram-nos numa sala, de máscara. Para ver a garganta, o médico manteve-se a cinco metros de distância. Fomos levados de ambulância para o S. João, onde estivemos isolados até de madrugada. Uma médica disse que era febre normal e deu alta."

O bastonário, Pedro Nunes, considera "totalmente inaceitável" a atitude dos médicos e restantes profissionais de Saúde, classificando-a como "defensiva de pânico e excesso de zelo" face à suspeita de gripe A numa criança.

"Os médicos quando escolhem a sua profissão aceitam implicitamente os riscos a ela inerentes, pelo que é seu direito e dever tomar medidas de protecção pessoal para não acarretar qualquer tipo de actuação desumana para com os doentes a seu cargo, por maioria de razão se forem crianças", adverte Pedro Nunes.

APONTAMENTOS

PORTUGAL COM 121 CASOS

Mais dez infecções pelo vírus da gripe A (H1N1), todas importadas, foram confirmadas ontem, elevando para 121 o total de casos registados em Portugal.

OMS SEM CONTABILIDADE

A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou que vai deixar de contabilizar os casos de infecção pelo vírus da gripe A, por este se espalhar rapidamente em alguns países.

COMISSÁRIA DA SAÚDE

A comissária europeia da Saúde está no País até terça-feira e discute com os ministros da Saúde e da Agricultura os planos de combate à gripe A.

PADRES AJUDAM

Os sacerdotes católicos vão divulgar aos fiéis as recomendações que devem seguir para evitar a propagação da gripe A.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)