Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
6

Crianças enviam três mantas ao papa Francisco

Trabalho teve como objetivo juntar pais e filhos numa atividade.
Helena Silva 18 de Abril de 2016 às 16:38
Trabalho juntou pais, alunos e professores do agrupamento de escolas de Vieira de Leiria
Trabalho juntou pais, alunos e professores do agrupamento de escolas de Vieira de Leiria FOTO: Rui Miguel Pedrosa
Alunos do 1º ciclo do ensino básico do Agrupamento de Escolas de Vieira de Leiria, Marinha Grande, fizeram, em pouco mais de três semanas, três mantas com pedaços de pano que agora vão enviar ao Papa Francisco.

As crianças, com idades entre os 6 e os 9 anos, foram desafiadas pelo professor da disciplina de moral a fazer desenhos em tecido para celebrar o Ano Internacional da Misericórdia.

Os trabalhos foram feitos em casa, com a ajuda dos pais. Os desenhos – quase uma centena – foram cosidos e transformados em três mantas gigantes.

"É uma manta que, simbolicamente, nos cobre com gestos de misericórdia", explica o professor Joaquim Lourenço, sublinhando que um dos objetivos da atividade era, precisamente, juntar pais e filhos: "Queremos que os alunos aprendam valores e que os vivam na escola e na família".

A comunidade escolar ficou de tal forma satisfeita com o resultado final que decidiu enviar as mantas para o Vaticano. A acompanhá-las vão três cartas, escritas pelos alunos, a explicar a iniciativa e a manifestar o apreço pelo papa.

As mães mostram-se muito entusiasmadas com o trabalho feito pelas crianças. "É um gosto muito grande vê-los tão empenhados e tão contentes", afirma Margarida Saramago, mãe de uma das alunas. Rosinda Silva, além de ajudar a filha nos desenhos, costurou as mantas: "Foi um prazer enorme participar nesta iniciativa."

O papa Francisco, recorde-se, vai estar em Fátima na comemoração do Centenário das Aparições.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)