Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
8

Criticadas obras em praias da costa alentejana

Turistas e comerciantes unânimes.
1 de Agosto de 2015 às 08:48
Barulho, poeira e maior dificuldade no acesso à praia são algumas das queixas
Barulho, poeira e maior dificuldade no acesso à praia são algumas das queixas FOTO: Tiago Canhoto/Lusa
As obras de requalificação em praias da costa alentejana, em plena época balnear, têm incomodado turistas, residentes e comerciantes, que "compreendem a necessidade" das intervenções, mas questionam a sua execução no verão.

Barulho, poeira e maior dificuldade no acesso à praia são algumas das queixas ouvidas pela agência Lusa junto às praias do Malhão e da Zambujeira do Mar, no concelho de Odemira, no distrito de Beja, onde decorrem obras de requalificação promovidas pela Sociedade Polis Litoral Sudoeste.

"Não deviam fazer a obra nesta altura do ano", lamenta Nuno Miguel, que conhece bem a praia do Malhão, onde está de férias com a família, reconhecendo que "era preciso a obra, mas não em pleno verão".

Também Fernando Guerreiro, que reside na Zambujeira do Mar, crítica a altura escolhida para os trabalhos.

"Alguns [turistas] vêm e vão embora, outros ficam, mas tem estado cá menos gente do que é habitual nesta altura", observa.

"Quebra no movimento"
Com uma loja virada para a frente marítima, numa rua de acesso à praia da Zambujeira, que está cortada, dona Guiomar, como se apresenta, reconhece que as "obras eram mesmo necessárias", mas diz ter sido prejudicada, notando "uma quebra muito grande no movimento".

"Os turistas não vêm aqui. As únicas pessoas que aparecem são os clientes habituais, que sabem que têm de vir pelas traseiras", lamenta também a proprietária do estabelecimento de restauração vizinho, Maria Isabel Bastos, observando que o acesso está ainda dificultado a fornecedores, que "têm de carregar as caixas à mão".

Contactado pela Lusa, o presidente da Câmara de Odemira, José Alberto Guerreiro, reconhece "o incómodo", mas lembrou que "estão a ser criadas condições para o futuro".

Zambujeira do Mar praia obras
Ver comentários