page view

Cursos antigos com equivalência a mestrados

Equiparação de licenciaturas pré-Bolonha a mestrados atuais.

21 de março de 2018 às 08:54

O Governo vai acabar com as diferenças entre os bacharelatos e as licenciaturas pré-Bolonha com as licenciaturas e mestrados pós-Bolonha.

Embora os diplomas sejam diferentes, "os direitos vão passar a ser iguais a partir de abril", altura em que o diploma é apresentado, na sua versão final, em Conselho de Ministros, esclareceu ao Correio da Manhã o bastonário da Ordem dos Engenheiros (OE), Carlos Mineiro Aires. A medida foi anunciada à OE pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, depois de a Ordem ter feito uma exposição em agosto do ano passado.

A proposta para um novo regime jurídico de graus e diplomas está atualmente em discussão pública, depois de ter sido aprovada em Conselho de Ministros no dia 15 de fevereiro, numa reunião que discutiu um conjunto de iniciativas legislativas na área da ciência, tecnologia e ensino superior.

A maioria das licenciaturas pré-Bolonha tinham uma duração de cinco anos, o mesmo tempo de formação que é atualmente necessário para concluir um mestrado em regime pós-Bolonha, que instituiu licenciaturas de três anos e mestrados, que podem ser integrados, de dois anos.

"Em termos de concursos para a administração pública, éramos muito prejudicados, porque estávamos equiparados aos cursos novos de três anos, quando estudámos cinco. A decisão vem reparar uma realidade que penaliza a esmagadora maioria dos engenheiros", explicou Carlos Mineiro Aires.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8