Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
6

Cursos na internet ajudam a perder peso e a mudar hábitos

Formação é destinada às mulheres. O objetivo passa pela transformação física, mental e emocional.
Francisca Genésio 7 de Abril de 2019 às 09:47
A carregar o vídeo ...
Formação é destinada às mulheres. O objetivo passa pela transformação física, mental e emocional.
Com o verão quase à porta são muitas as mulheres que querem eliminar aqueles quilinhos extra que ganharam ao longo do inverno e, quanto mais rápido, melhor.

E se além de perder peso conseguisse tornar o seu corpo mais tonificado, sem qualquer sacrifício, mudar os hábitos alimentares e gostar, ainda mais, de si própria, tudo ao mesmo tempo, e em apenas dois meses? Sim, já é possível e está à distância de um clique - a garantia é dada ao Correio da Manhã por Cláudia Fonseca, ‘coach’ de nutrição e criadora do curso online ‘Holística’ - destinado apenas a mulheres.

"O que faço é acompanhar as pessoas na descoberta daquilo que é um estilo de vida saudável, trabalhando a pessoa como um todo", esclarece ao CM a ‘coach’. Na prática, o holística consiste numa "transformação física, mental e emocional", através da exploração de três pilares: a nutrição, exercício físico e meditação.

"O curso consiste no seguinte: todas as semanas as clientes têm à disposição um menu alimentar, que contém uma lista de compras e dicas para as refeições; recebem também um treino de força, de cardio e relaxamento, que pode ser realizado em qualquer lado; depois, recebem os temas para as meditações", explica Cláudia Fonseca.

Uma vez por semana, a equipa multidisciplinar de holística reúne-se com as participantes na internet. "O convívio serve sobretudo para tirar dúvidas e partilhar experiências", acrescenta.

CONSELHO DA SEMANA
Em média, os especialistas da nutrição indicam que as mulheres só precisam de ingerir entre 1500 e 2500 calorias por dia e os homens entre 1800 e 3000.

Tudo o que ultrapasse estes valores pode levar ao aumento de peso e até originar doenças. Opte por ter uma alimentação equilibrada e saudável. Deverá comer um pouco de tudo, mas deixar de fora as gorduras saturadas.

Prevenir doenças com alimentos
A nutrição holística tem-se tornado popular recentemente. Este tipo de nutrição, e até estilo de vida, defende a prevenção e tratamento de doenças sem sacrificar o sabor da comida. A terapêutica é, no entanto, mais lenta do que com remédios.

DISCURSO DIRETO
Cláudia Fonseca, Formadora em Nutrição Holística
"Comer de forma natural"
CM - Quantas mulheres já aderiram ao ‘Holística’?
Cláudia Fonseca –
Desde que iniciámos o curso, que conta com quatro edições, já somos 140. Iremos aumentar com o próximo, que começa dia 15.
– O prazo das oito semanas é suficiente para se conseguir mudar hábitos?
O ‘Holística’ é o primeiro passo porque de repente as participantes contam que já adoram comer de forma ‘natural’, de fazer exercício físico e de meditar. Quando falamos de hábitos, tem de ser uma coisa boa. Não podemos forçar. O estilo de vida tem de nos dar prazer.
– Que tipo de alimentação promove o ‘Holística’?
Uma alimentação natural para o nosso corpo, através de vegetais novos, sementes, etc.

Ler rótulos deve fazer parte da rotina de compras
O programa ‘Holística’ promove um tipo de alimentação o "mais natural possível", sem recurso a qualquer tipo de alimentos inflamatórios, como gorduras saturadas, presentes nos queijos, por exemplo.

A alimentação conta sobretudo com grãos e alimentos integrais, sem conservantes ou aditivos químicos, preservando vitaminas e fibras de que o corpo necessita. Para quem sofre de restrições alimentares, esta poderá ser uma solução. O programa contém cerca de 60 receitas e ensina as participantes a ler os rótulos dos produtos.

Vários especialistas têm defendido, ao longo dos anos, que é fundamental saber interpretar os rótulos e que a leitura dos mesmos deve fazer parte da rotina de ir às compras.

O curso tem ainda como objetivo que as formandas aprendam a alimentar-se de acordo com o exercício físico que praticam, que consigam detetar as necessidades do organismo, a preparar refeições nutricionalmente equilibradas e a alimentarem-se de acordo com a estação do ano. O holística ensina também a fazer leites vegetais.

Convívio faz parte do regime holístico
A terapia holística tem como objetivo o bem-estar "total" da pessoa. Quer isto dizer que não importa apenas a questão física, mas também a emocional. Segundo estudos internacionais, o convívio com amigos e familiares é uma questão fulcral para o indivíduo se sentir mais feliz.

Um passeio com pessoas de quem gosta, por exemplo, pode ser uma sugestão para ocupar o tempo.

PRIMEIROS SOCORROS
Se a via aérea está completamente obstruída, não havendo passagem de ar, a obstrução é total.
Sinais e sintomas
A vítima não consegue falar ou tossir; não emite ruído respiratório; pele azul acinzentada; asfixia. Incline a vítima para a frente e aplique 5 pancadas nas costas entre as omoplatas, verificando se expeliu o objeto.

Se não resolver, posicione-se atrás da vítima com os braços à sua volta, ao nível da cintura, feche uma das mãos e coloque-a acima do umbigo. Agarre o punho e puxe na sua direção, para dentro e para cima.

Como socorrer
Intercale os movimentos, puxando o punho na sua direção: faça cinco movimentos de cada vez até a vítima expelir o objeto. Se a vítima ficar inconsciente, inicie de imediato as manobras de Suporte Básico de Vida. A emergência médica começa em si. Colabore com o INEM. Juntos, podemos salvar vidas! Siga os conselhos do INEM no Facebook e no Twitter.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)