D. Nuno Brás é o novo bispo do Funchal

O até agora auxiliar de Lisboa tem entrada na diocese marcada para 17 de fevereiro.
Por Secundino Cunha|13.01.19

O bispo Nuno Brás da Silva Martins, desde 2011 auxiliar de Lisboa, foi esta sábado nomeado pelo Papa Francisco titular da diocese do Funchal, substituindo no próximo dia 17 de fevereiro D. António Carrilho, desde há doze anos prelado da Madeira e que pediu dispensa por motivos de idade.

"Recebo esta missão com um misto de temor e confiança", disse, em mensagem aos fiéis, o novo bispo do Funchal, explicando que tem "consciência" das suas limitações, mas "absoluta certeza" de que Jesus não o abandonará.

Sublinhou como vantagem o facto de conhecer muitos dos padres da diocese, já que a formação do clero da Madeira é feita no seminário de Lisboa, onde foi professor, e prometeu que a sua primeira visita pastoral será à ilha de Porto Santo, a única parte da diocese que nunca visitou.

PERFIL

Nuno Brás nasceu há 54 anos em Vimeiro, na Lourinhã, licenciou-se em Teologia em 1985, ano em que foi ordenado sacerdote, na Sé de Lisboa. É doutorado em Teologia Fundamental, pela Pontifícia Universidade gregoriana, foi reitor do Colégio Português de Roma e, mais tarde, reitor do Seminário Maior de Cristo Rei dos Olivais. Foi ordenado bispo pelo cardeal D. José Policarpo, em 2011, e então nomeado auxiliar de Lisboa.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!