page view

Declarada situação de alerta a partir das 18h00 de hoje devido à passagem do ciclone Gabrielle nos Açores

IPMA colocou as ilhas dos grupos Central e Ocidental em aviso vermelho, devido às previsões de precipitação, vento e agitação marítima. Alerta prolonga-se até às 18h00 de sexta-feira.

25 de setembro de 2025 às 11:57
A carregar o vídeo ...

Declarada situação de alerta a partir das 18h00 de hoje devido à passagem do ciclone Gabrielle nos Açores

Os Açores vão declarar situação de alerta, entre as 18h00 desta quinta-feira e as 18h00 de sexta-feira, nos grupos Central e Ocidental, proibindo determinadas atividades, devido à passagem do ciclone tropical Gabrielle, anunciou o Governo Regional.

"Esta situação de alerta vigora entre as 18:00 desta quinta-feira e as 18h00 de amanhã [sexta-feira]", afirmou o secretário regional do Ambiente e Ação Climática, Alonso Miguel, na sede do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), em Angra do Heroísmo.

O ciclone tropical Gabrielle deverá passar pelos Açores como furacão de categoria 1 na escala de Saffir-Simpson (escala de 1 a 5, em que 5 é a categoria mais grave), provocando um agravamento do estado do tempo a partir do final do dia desta quinta-feira.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou as ilhas dos grupos Central e Ocidental em aviso vermelho (o mais grave de três), devido às previsões de precipitação, vento e agitação marítima.

Segundo o secretário regional do Ambiente, que tutela a área da Proteção Civil nos Açores, a situação de alerta implica a "proibição de atividades junto à orla costeira e em zonas ribeirinhas" e "a restrição de circulação junto à orla costeira, exceto para residentes e serviços essenciais".

Estarão também proibidas "atividades turísticas ou lúdicas, nomeadamente a realização de trilhos pedestres", bem como "atividades desportivas, recreativas, culturais ou religiosas em espaços abertos, localizados em áreas expostas ao risco".

As medidas aplicam-se aos grupos Ocidental (Flores e Corvo) e Central (Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial), onde o executivo açoriano já tinha decidido encerrar escolas e serviços públicos não urgentes ou essenciais, durante o dia de sexta-feira.

As previsões meteorológicas agravaram-se no grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria), onde os avisos do IPMA, para vento e agitação marítima, aumentaram de amarelo para laranja, mas as medidas excecionais não foram alargadas a estas duas ilhas.

"Efetivamente, verificou-se uma deslocação da trajetória do furacão. O que é facto é que as previsões que nos são dadas pelo IPMA [para o grupo Oriental] apontam para ventos sustentados na ordem dos 60 km/hora, com rajadas até 120 km/hora, e portanto não justifica a adoção de outras medidas excecionais como aquelas que foram adotadas para os grupos Ocidental e Central", explicou Alonso Miguel.

"Ao longo do dia acompanharemos a evolução das condições meteorológicas, através do IPMA e, se necessário for, não hesitaremos em tomar medidas excecionais", acrescentou.

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores ativou também o Plano Regional de Emergência e Proteção Civil dos Açores, que "visa facilitar a coordenação técnica e operacional dos meios a empenhar e a adequação de medidas de caráter excecional a adotar".

Segundo o secretário regional do Ambiente, nos grupos Ocidental e Central estão "em prontidão nos quartéis 226 bombeiros".

"Triplicámos o número de bombeiros e operacionais que estão em prontidão nos quartéis destes dois grupos de ilhas", frisou.

No grupo Oriental, o efetivo será reforçado "caso assim se justifique".

Alonso Miguel disse ainda que "as zonas expostas a sul são zonas de maior preocupação", mas ressalvou que "todos os portos das ilhas do grupo Ocidental e Central estão neste momento encerrados".

O executivo açoriano já enviou mensagens por telemóvel à população e vai atualizar a informação sobre a passagem do ciclone tropical pelos Açores, num novo ponto de situação, às 18h00 (19h00 em Lisboa).

"Este fenómeno é dinâmico podendo haver alterações nas condições meteorológicas e respetivos avisos durante a sua passagem. Reforçamos o apelo a todos para que se protejam, evitem deslocações desnecessárias e estejam atentos às informações veiculadas pelas entidades oficiais", salientou o governante.

As ilhas do grupo Ocidental estão sob aviso vermelho entre as 21h00 desta quinta-feira e as 06h00 de sexta-feira, devido a precipitação, entre as 00h00 e as 06h00 de sexta-feira, devido a vento, e entre as 00h00 e as 09h00 de sexta-feira, devido a agitação marítima.

Nas ilhas do grupo Central, o aviso vermelho vigora entre as 00h00 e as 09h00 de sexta-feira, devido a precipitação, entre as 00h00 e as 12h00 de sexta-feira, devido a vento, e e entre as 03:00 e as 12h00 de sexta-feira, devido a agitação marítima.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8