Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
8

Denúncia de taxas indevidas na oncologia

Doentes queixam-se de pagar taxas moderadoras na prestação de cuidados oncológicos.
28 de Setembro de 2013 às 01:00
O 'pai' do Serviço Nacional de Saúde denunciou as cobranças indevidas nos cuidados oncológicos
O 'pai' do Serviço Nacional de Saúde denunciou as cobranças indevidas nos cuidados oncológicos FOTO: Vítor N. Garcia

Há doentes de cancro que pagam indevidamente as taxas moderadoras, quando têm direito à isenção do pagamento. As queixas chegaram à Liga Portuguesa Contra o Cancro, afirmou ao Correio da Manhã Vítor Veloso, secretário-geral da instituição.

"Recebemos muitas queixas de doentes oncológicos que pagam as taxas apesar das promessas dos governantes de que estariam isentos", disse Vítor Veloso, acrescentando que a Liga já transmitiu o problema ao Ministério da Saúde.

A mesma denúncia foi feita ontem pelo ‘pai' do Serviço Nacional de Saúde (SNS), António Arnaut, no congresso ‘SNS - Património de Todos', que termina hoje em Lisboa.

"Há serviços públicos de saúde que estão a cobrar taxas moderadoras aos doentes oncológicos nas consultas e tratamentos específicos da própria doença e que são marcados pelo médico que os segue", afirmou António Arnaut.

O ministro da Saúde, Paulo Macedo, esclareceu posteriormente que as taxas moderadoras cobradas indevidamente serão devolvidas. "O doente que recebe cuidados oncológicos está isento. Só terá de pagar taxas se tiver outra prestação de cuidados e não tiver atestado de incapacidade", afirmou.

oncologia denúncia doentes taxas moderadores prestação de cuidados
Ver comentários