Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
9

Depressão tratada sem medicamentos

Com hipnose clínica, sonho reorganiza emoções do paciente.
Teresa Oliveira 31 de Julho de 2016 às 09:43
Sessões contemplam técnicas que ajudam o psicoterapeuta  a perceber a mente  do paciente
Sessões contemplam técnicas que ajudam o psicoterapeuta a perceber a mente do paciente FOTO: Jorge Paula
Há oito anos que o psicoterapeuta Pedro Brás e a sua equipa tratam a depressão sem recurso a medicamentos, através do Modelo Psicoterapêutico HBM – do inglês 'Mapa do Comportamento Humano'. Para sustentar os resultados deste tratamento inovador, foi realizado um estudo no ano passado nas clínicas do Porto e Lisboa.

Da amostra de 85 sujeitos, adultos, de ambos os sexos, concluiu-se que "oitenta por cento dos doentes, com vinte horas de psicoterapia, ficaram sem qualquer sintomatologia depressiva, comprovando assim a eficácia do HBM", garante Pedro Brás.

Para o médico, a depressão, a ansiedade e os ataques de pânico não são doenças do foro neurológico, "são estados em que as pessoas se encontram". E o que faz a psicoterapia HBM é perceber quais são as razões para esses estados e intervir para que saiam deles. Para isso, utiliza as técnicas de Athenese e Morfese, cuja função é trabalhar o sistema emocional do indivíduo, para que este se liberte de emoções como a angústia ou o medo.

A Athenese trabalha com a imaginação, ajudando a promover novas formas de percecionar a realidade. A Morfese é uma técnica de indução de sonhos, baseada na hipnose clínica, em que a pessoa entra num estado intermédio entre o sono e a vigília.

"O sonho é um processo inconsciente de reorganização de emoções e de experiências", explica o psicoterapeuta Pedro Brás. No final das sessões, garante o especialista, os pacientes sentem-se mais confiantes e as emoções negativas deixam de os incomodar.

Ao fim de oito sessões intensivas, de duas horas, os resultados são notórios.
Pedro Brás Modelo Psicoterapêutico HBM Porto questões sociais saúde depressão
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)