Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
8

Destruída a iluminação da 'anémona'

Matosinhos pede elementos para "punir".
23 de Abril de 2015 às 12:23
A iluminação da escultura She Changes está desde 2005 na praça Cidade S. Salvador, em Matosinhos
A iluminação da escultura She Changes está desde 2005 na praça Cidade S. Salvador, em Matosinhos FOTO: Direitos Reservados

A Câmara de Matosinhos anunciou esta quinta-feira que a iluminação da escultura 'anémona' foi destruída esta semana, apelando à colaboração de todos os que possam ajudar a "punir os responsáveis" pelo ato de vandalismo.


Fonte da autarquia referiu à agência Lusa que este é o segundo "ataque grave contra o património de Matosinhos perpetrado em menos de duas semanas", sendo que na madrugada do dia 12 "também o cruzeiro do Mosteiro de Leça do Balio, do século XVI, tinha sido objeto de depredação".


Condenando "de forma veemente os dois ataques selvagens de que foi objeto o património", a autarquia "exorta à colaboração de todos quantos estejam na posse de elementos que ajudem a punir os responsáveis por estes dois atos bárbaros".


A iluminação da escultura She Changes, criada pela norte-americana Janet Echelman que está desde 2005 na praça Cidade S. Salvador, em Matosinhos, distrito do Porto, foi destruída na madrugada de terça para quarta-feira.


De acordo com a Câmara, a iluminação tinha sido instalada há três meses, custando cerca de 40 mil euros, sendo que agora deverá ser "necessário gastar mais 20 mil euros para repor a iluminação noturna da escultura".


"Os danos agora causados incluem a quebra de vidros de proteção dos holofotes e furto das lâmpadas, mas também a destruição de caixas e quadros elétricos", esclarece.

Câmara de Matosinhos anémona
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)