Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
4

Dezenas concentram-se em Lisboa contra tratado entre UE e EUA

Lisboa juntou-se a mais de 600 cidades na Europa e nos Estados Unidos na oposição ao Tratado Transatlântico.
18 de Abril de 2015 às 17:26
Lisboa recebeu o protesto no Convento do Carmo, em plena baixa da cidade.
Lisboa recebeu o protesto no Convento do Carmo, em plena baixa da cidade. FOTO: Getty Images
Algumas dezenas de cidadãos juntaram-se, esta tarde de sábado, em Lisboa em protesto contra o acordo de parceria transatlântica de comércio e investimento entre a União Europeia (UE) e os Estados Unidos (EUA), uma "verdadeira guerra comercial", vincam.

A concentração em Lisboa, que decorreu junto ao Convento do Carmo a partir das 15h00, foi organizada pela Plataforma Não ao Tratado Transatlântico e juntou algumas dezenas de pessoas empunhando cartazes contra o acordo, tendo sido também notada a presença de dois deputados: Miguel Tiago, parlamentar do Partido Comunista Português (PCP), e Mariana Mortágua, do Bloco de Esquerda (BE).

À agência Lusa, Leonor Duarte, da organização do protesto, sublinhou que o acordo, a ser implementado, terá repercussões em áreas como a alimentação, ambiente, saúde e emprego, entre outros, protegendo os "grandes capitais e as grandes corporações".

Lisboa juntou-se, este sábado, a mais de 600 cidades na Europa e nos Estados Unidos na oposição ao Tratado Transatlântico, num dia internacional de luta sobre este tema.

"As negociações decorrem no maior secretismo e não podemos aceitar isso", vincou Leonor Duarte, posição também sublinhada, e lamentada, pelos deputados Miguel Tiago e Mariana Mortágua.

Sob o lema "As Pessoas e o Planeta acima dos lucros", centenas de cidades foram palco de protestos de organizações da sociedade civil, sindicatos, agricultores, movimentos indígenas e ativistas de base.

A jornada internacional de luta tem como intuito travar os Tratados de Livre Comércio e de Investimento (TTIP - Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento, entre UE e Estados Unidos, CETA - Acordo Global de Economia e Comércio, com o Canadá, e TISA - Acordo de Comércio de Serviços) e promover uma economia que funcione a favor das pessoas e do planeta.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)