Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
6

Diabetes mata mais em Portugal

Hábitos alimentares errados conduzem à morte.
João Saramago 29 de Novembro de 2019 às 16:39
Diabetes
Diabetes
Diabetes
Diabetes
Diabetes
Diabetes

Há mais pessoas a morrer da diabetes em Portugal. Em 2018 foram registadas 4305 vítimas mortais, o que traduz um aumento de 4% face ao total de óbitos registados em 2017, segundo os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística.

A divulgação dos dados referentes ao crescimento da doença no nosso país ocorre no momento em que a Direção Geral da Saúde elabora um relatório sobre a doença onde são apontadas 4143 mortes em 2017, depois das 4355 registadas no ano anterior.

O combate à doença passa pela "sensibilização da população sobre os erros na alimentação", divulgou a Diretora do Programa Nacional para a Diabetes, Sónia do Vale. A responsável salientou que o país apresenta uma "prevalência elevada da doença".

Há 811 mil diabéticos em Portugal. E são três milhões os portugueses com um potencial elevado de virem a sofrer da doença, devido aos seus hábitos alimentares e a uma vida sedentária.

Todos os dias são diagnosticados 200 novos casos da diabetes em Portugal, numa doença que atinge 70 mil novos doentes a cada ano.

A doenças está associada à prática de erros na alimentação, resultantes do consumo em excesso de açúcar. Um quarto da população com mais de 65 anos sofre da diabetes.

Só por si, a doença é a quarta causa de morte em Portugal. Por outro lado, promove o desenvolvimento de outras doenças, nomeadamente das cardiovasculares.

Portugal Instituto Nacional de Estatística questões sociais demografia emigrantes saúde doenças doente
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)