Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
8

Dieta mediterrânica ajuda a evitar úlceras

Um estudo internacional liderado pela Universidade de Coimbra concluiu que as reações químicas geradas com estes alimentos podem proteger o estômago.
16 de Dezembro de 2013 às 15:33
dieta mediterrânica, alimentação, UNESCO, património mundial, benefícios, saúde, estômago, úlceras
dieta mediterrânica, alimentação, UNESCO, património mundial, benefícios, saúde, estômago, úlceras FOTO: Getty Images

Um estudo internacional, liderado por investigadores da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (FFUC), concluiu que as reações químicas geradas no estômago  por uma dieta mediterrânica podem evitar úlceras pépticas.

De acordo com a informação divulgada esta segunda-feira pela Universidade de Coimbra (UC), “até agora o nitrito era sinónimo de molécula altamente tóxica associada ao cancro do estômago e os polifenóis símbolo de antioxidantes", mas esta investigação demonstrou que a reação destes compostos no estômago pode evitar o desenvolvimento de úlceras pépticas".

As úlceras pépticas são uma ferida no revestimento interno do estômago, originadas pelo efeito corrosivo do ácido e das enzimas que são produzidas pelo próprio órgão.

Segundo a pesquisa agora realizada, a dieta mediterrânica “contém nitritos em quantidades elevadíssimas", assim como os polifenóis, que "em conjunto produzem óxido nítrico (NO), molécula essencial para proteger o estômago de algumas patologias, através da regulação celular”.

A dieta mediterrânica foi classificada como Património Mundial e Imaterial da Humanidade pela UNESCO, no iniício do mês de dezembro. A candidatura foi promovida por Portugal, Chipre, Argélia e Croácia, tendo sido a câmara municipal de Tavira responsável pelo processo técnico de preparação da candidatura, ao longo de dois anos e meio.

Clique para ver o Especial sobre alimentação saudável.

dieta mediterrânica alimentação UNESCO património mundial benefícios saúde estômago úlceras
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)