Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
5

Diogo prestes a ter mão

Diogo, o menino de dois anos natural de Caminha que nasceu sem a mão direita, está prestes a receber a primeira prótese. A criança repetiu ontem os testes de encaixe da prótese estética. O objectivo é conseguir passar para uma mão mioeléctrica em Outubro.
24 de Agosto de 2011 às 00:30
Diogo nasceu sem a mão direita e nunca usou prótese
Diogo nasceu sem a mão direita e nunca usou prótese FOTO: Nuno Fernandes Veiga

O menino esteve na clínica Padrão Ortopédico, em Matosinhos, para refazer o molde da prótese passiva que tinha sido feito em Julho. "Da primeira vez, o molde não tinha ficado bem. Então, voltou a fazer os testes de encaixe da mão estética", explicou ao CM Sandra Hipólito, uma das sócias fundadoras da Cooperativa Dar-a-Sorrir, que está a ajudar a financiar a prótese.

Para já, Diogo ainda não usou qualquer prótese. Nesta primeira fase, vai ter uma mão de plástico para começar a ter noção do que é usar uma prótese. Só depois, dependendo da receptividade do menino, é que a mão de plástico dará lugar à mioeléctrica –mecanismo que permite mexer os dedos.

"Vamos ver se o molde ficou direito e daqui a dois meses fará o molde para a mão mioeléctrica. Temos de aguardar", lembrou Sandra Hipólito, que é mãe de Rodrigo, o menino de dois anos, de Fão, que também tem uma mão mioeléctrica. A criança conseguiu a prótese depois de os pais terem recebido a ajuda da empresa de reciclagem da Póvoa de Varzim, CEINOP.

PRÓTESE DIOGO MÃO MIOELÉCTRICA
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)