Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
1

Directores apoiam docente castigado

Dezenas de directores de escolas do distrito de Coimbra assinaram ontem um documento que será entregue a Helena Libório, directora regional de Educação do Centro, manifestando uma posição de solidariedade para com o colega Ernesto Paiva, coordenador da Equipa de Apoio às Escolas de Coimbra, demitido de funções por ter subscrito um texto contra o modelo de avaliação de professores. Na tarde de ontem, o texto já tinha 24 assinaturas.
11 de Março de 2011 às 00:30
Docente só vai estar 90 minutos com os alunos na sala de aula
Docente só vai estar 90 minutos com os alunos na sala de aula FOTO: direitos reservados

l"Achamos que ele fez um excelente trabalho, e por isso tem tido o apoio de muita gente. É uma pessoa que vai fazer muita falta, para mais numa altura em que se fala em novos mega-agrupamentos. Manteve sempre uma óptima relação com autarcas e directores", referiu Rosário Gama, directora da Escola Secundária Infanta D. Maria, onde o docente lecciona e onde se reuniram ontem, ao fim da manhã, vários directores de escolas da região.

Ernesto Paiva regressou a tempo inteiro às aulas e irá acrescentar às funções pedagógicas tarefas administrativas. "Vai trabalhar na biblioteca e apoiar a direcção da escola, dentro da parte administrativa. Na pedagógica, terá os 90 minutos de aulas e prestará apoio aos alunos", indicou a directora.

O ex-coordenador, até então avaliado pelo SIADAP (Sistema Integrado de Avaliação do Desempenho na Administração Pública), passou a partir de agora a ser avaliado na escola. "Com 90 minutos de aulas por semana, como é que pode ser avaliado na escola?", questiona Rosário Gama.

Ernesto Paiva referiu que não esteve presente na reunião e que este é "um caso encerrado". "A tomada de posição é um acto das direcções das escolas que, naturalmente, registo. Não conheço o conteúdo do documento, mas tratando-se de uma posição de solidariedade vai ao encontro das centenas de mensagens SMS, telefonemas e manifestações de apoio que tenho recebido de várias partes", indicou.

DREC ERNESTO PAIVA PROFESSORES MINISTÉRIO AVALIAÇÃO
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)