Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
3

Diretores e ministério chegam a acordo sobre colocação de professores

A Associação Nacional de Directores de Agrupamentos e Escolas Públicas concluiu esta sexta-feira, após uma reunião no Ministério da Educação, que a polémica em torno da colocação de professores terá surgido de "erros de interpretação" da lei.
23 de Setembro de 2011 às 15:03
Casanova de Almeida diz que processo de colocação de docentes não foi alterado
Casanova de Almeida diz que processo de colocação de docentes não foi alterado FOTO: Vasco Neves/CM

À saída do encontro, convocado de urgência, o presidente da associação, Adalmiro Botelho da Fonseca, manifestou-se convicto de que a lei foi cumprida.

"Analisámos todo o processo e ficou tudo esclarecido", disse o dirigente, justificando: "Terão havido alguns equívocos na interpretação da lei, mas os normativos foram cumpridos" pelas escolas e pela Direcção-Geral de Recursos Humanos da Educação. 

Os equívocos, prosseguiu, "foram da leitura da lei de quem concorreu e se sentiu lesado", considerando que os professores "provavelmente não leram os normativos com a atenção devida". 

No final da reunião, reiterou as explicações dadas pelo secretário de Estado do Ensino e Administração Escolar, João Casanova de Almeida, segundo o qual os horários disponibilizados através da bolsa de recrutamento terão a duração das necessidades das escolas. 

 "O contrato é, no mínimo, de 30 dias e termina quando terminarem as necessidades das escolas", afirmou. 

 Casanova de Almeida sublinhou que o processo de colocação em causa decorre em dois momentos, através da bolsa de recrutamento e da contratação de escola, "nada tendo sido alterado" desde o ano passado. 

Garantindo o "escrupuloso cumprimento" da lei, o governante prometeu colocar no sítio electrónico do ministério um esclarecimento sobre todas as fases do processo para que não restem dúvidas. 

Educação professores escolas bolsa de recrutamento
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)